A classe Insecta é caracterizada pela sua grande biodiversidade e a comum presença no cotidiano humano. Desse modo, a pesquisa acerca desse grupo é de grande importância para melhorar a percepção destes seres no ecossistema, assim como para promover seu melhor conhecimento e conservação. Neste sentido, a presente pesquisa objetivou utilizar ferramentas não invasivas para estudo dos insetos ao nível de ordem, a fim de promover uma ferramenta didática mais acessível e eficiente para abordagem da taxonomia de insetos na educação básica. Foram realizados registros dos organismos em Gravatá, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, cidades do Estado de Pernambuco, a partir de observações e fotografias dos animais, que estavam livres no ambiente, não necessitando o uso de armadilhas. A realização da pesquisa ocorreu por meio do componente curricular de Invertebrados II, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte, durante os meses de novembro e dezembro de 2021, sendo os organismos identificados em nível de ordem a partir de bibliografia disponibilizada. Foram registradas 5 ordens de insetos neste estudo: Hymenoptera (46,2%), Diptera (23,1%), Lepidoptera (17,3%), Blattodea (9,6%), Orthoptera (3,8%), dando ênfase para a abundância de abelhas e moscas encontradas. Em virtude dos dados obtidos, conclui-se que o uso desse recurso proporciona o aprendizado de forma prática acerca da caracterização das ordens de insetos e da importância desses seres vivos na biodiversidade.