O fim da Pandemia de Covid-19 revelou a sociedade os impactos na aprendizagem das crianças e adolescentes durante o período de isolamento social. Esse cenário, após aulas remotas acarretou resultados negativos, constatados pelos docentes, pós diagnóstico realizado na volta as aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino de Canguaretama – RN. Percebeu-se a necessidade de intervir a partir de um projeto voltado para o desenvolvimento das habilidades não consolidadas pelos discentes, oferecendo aos mesmos um suporte direcionado, com foco no processo de alfabetização e letramento matemático. Trata-se de um relato de experiência a partir da execução de ações pedagógicas desenvolvidas na rede municipal de ensino, direcionando estratégias para recuperar e consolidar as habilidades dos estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, ligadas à aquisição do sistema de escrita e sua capacidade de ler, compreender e produzir textos orais e escritos de modo a garantir o direito a aprendizagem. Com base nos princípios teóricos de Teberosky e Ferreiro (1989), Soares (2016) e Ramalho (2010) as ações sistematizadas na execução do projeto com foco no acompanhamento e monitoramento, a partir do reforço escolar sistematizado, acompanhado de um processo de formação em serviço para o profissional pedagogo, cuja responsabilidade era planejar e executar ações pedagógicas com foco nos alunos com defasagem na aprendizagem. A execução do projeto possibilitou o desenvolvimento e recuperação das habilidades em tempo hábil para os estudantes que participaram das aulas realizadas. Ao final das ações executadas, os resultados foram sistematizados de modo a inspirar a construção de políticas públicas de formação continuada voltadas aos profissionais que atuam com a alfabetização e letramento, e para a recuperação da aprendizagem dos alunos com habilidades não consolidas de leitura e escrita.