PROJETO DE MÃOS DADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS DO 4º AO 9º ANO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANGUARETAMA/RN.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101319 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9075 "inscrito_id" => 12089 "titulo" => "PROJETO DE MÃOS DADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS DO 4º AO 9º ANO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANGUARETAMA/RN." "resumo" => "O fim da Pandemia de Covid-19 revelou a sociedade os impactos na aprendizagem das crianças e adolescentes durante o período de isolamento social. Esse cenário, após aulas remotas acarretou resultados negativos, constatados pelos docentes, pós diagnóstico realizado na volta as aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino de Canguaretama – RN. Percebeu-se a necessidade de intervir a partir de um projeto voltado para o desenvolvimento das habilidades não consolidadas pelos discentes, oferecendo aos mesmos um suporte direcionado, com foco no processo de alfabetização e letramento matemático. Trata-se de um relato de experiência a partir da execução de ações pedagógicas desenvolvidas na rede municipal de ensino, direcionando estratégias para recuperar e consolidar as habilidades dos estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, ligadas à aquisição do sistema de escrita e sua capacidade de ler, compreender e produzir textos orais e escritos de modo a garantir o direito a aprendizagem. Com base nos princípios teóricos de Teberosky e Ferreiro (1989), Soares (2016) e Ramalho (2010) as ações sistematizadas na execução do projeto com foco no acompanhamento e monitoramento, a partir do reforço escolar sistematizado, acompanhado de um processo de formação em serviço para o profissional pedagogo, cuja responsabilidade era planejar e executar ações pedagógicas com foco nos alunos com defasagem na aprendizagem. A execução do projeto possibilitou o desenvolvimento e recuperação das habilidades em tempo hábil para os estudantes que participaram das aulas realizadas. Ao final das ações executadas, os resultados foram sistematizados de modo a inspirar a construção de políticas públicas de formação continuada voltadas aos profissionais que atuam com a alfabetização e letramento, e para a recuperação da aprendizagem dos alunos com habilidades não consolidas de leitura e escrita." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582fda2b328a_20122023114346.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => "2023-12-20 11:43:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KECIA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "KECIA" "autor_email" => "keciasantosilva@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101319 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9075 "inscrito_id" => 12089 "titulo" => "PROJETO DE MÃOS DADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS DO 4º AO 9º ANO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANGUARETAMA/RN." "resumo" => "O fim da Pandemia de Covid-19 revelou a sociedade os impactos na aprendizagem das crianças e adolescentes durante o período de isolamento social. Esse cenário, após aulas remotas acarretou resultados negativos, constatados pelos docentes, pós diagnóstico realizado na volta as aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino de Canguaretama – RN. Percebeu-se a necessidade de intervir a partir de um projeto voltado para o desenvolvimento das habilidades não consolidadas pelos discentes, oferecendo aos mesmos um suporte direcionado, com foco no processo de alfabetização e letramento matemático. Trata-se de um relato de experiência a partir da execução de ações pedagógicas desenvolvidas na rede municipal de ensino, direcionando estratégias para recuperar e consolidar as habilidades dos estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, ligadas à aquisição do sistema de escrita e sua capacidade de ler, compreender e produzir textos orais e escritos de modo a garantir o direito a aprendizagem. Com base nos princípios teóricos de Teberosky e Ferreiro (1989), Soares (2016) e Ramalho (2010) as ações sistematizadas na execução do projeto com foco no acompanhamento e monitoramento, a partir do reforço escolar sistematizado, acompanhado de um processo de formação em serviço para o profissional pedagogo, cuja responsabilidade era planejar e executar ações pedagógicas com foco nos alunos com defasagem na aprendizagem. A execução do projeto possibilitou o desenvolvimento e recuperação das habilidades em tempo hábil para os estudantes que participaram das aulas realizadas. Ao final das ações executadas, os resultados foram sistematizados de modo a inspirar a construção de políticas públicas de formação continuada voltadas aos profissionais que atuam com a alfabetização e letramento, e para a recuperação da aprendizagem dos alunos com habilidades não consolidas de leitura e escrita." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582fda2b328a_20122023114346.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => "2023-12-20 11:43:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KECIA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "KECIA" "autor_email" => "keciasantosilva@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }