A promoção da diversidade e o enfrentamento ao preconceito étnico-racial têm se destacado como pilares essenciais na Educação Profissional e Tecnológica contemporânea. Este artigo propõe uma análise das estratégias pedagógicas que podem ser empregadas como ferramentas na promoção da diversidade e no combate do preconceito, com base no referencial teórico de Chevallard (1991) e nas contribuições de Frigotto (2004), Ramos (2005) e Ciavatta (2004) sobre formação integral e omnilateral do sujeito. Partindo do pressuposto de que a educação deve ser um instrumento de transformação social, fundamentamos nossa abordagem nas teorias de Chevallard (1991), que enfatizam a necessidade de uma educação que promova a construção de conhecimento e habilidades por meio de processos ativos e participativos. Nesse contexto, estratégias como o currículo inclusivo emergem como ferramentas essenciais, permitindo a inserção de conteúdos que valorizem a diversidade étnico-racial e a história de diferentes grupos. Além disso, as perspectivas de Frigotto (2004), Ramos (2005) e Ciavatta (2004) sobre a formação integral e omnilateral do sujeito enriquecem nosso entendimento, destacando a importância de uma educação que vá além do desenvolvimento técnico-profissional. Abraçando essa visão, abordamos estratégias pedagógicas que promovam o diálogo intercultural, a sensibilização e a conscientização, estimulando a empatia e a compreensão mútua entre os estudantes. Para que a promoção da diversidade e o combate ao preconceito sejam efetivos, é essencial adotar métodos educacionais que promovam a pluralidade, valorizando tanto o desenvolvimento técnico quanto a evolução na compreensão das questões étnico-raciais. Este artigo destaca a relevância das estratégias pedagógicas na promoção da diversidade e no enfrentamento ao preconceito através de formação continuada na Educação Profissional e Tecnológica.