ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EFETIVA PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE E DO ENFRENTAMENTO AO PRECONCEITO EM CURSOS LIVRES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101301 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9051 "inscrito_id" => 5897 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EFETIVA PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE E DO ENFRENTAMENTO AO PRECONCEITO EM CURSOS LIVRES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "A promoção da diversidade e o enfrentamento ao preconceito étnico-racial têm se destacado como pilares essenciais na Educação Profissional e Tecnológica contemporânea. Este artigo propõe uma análise das estratégias pedagógicas que podem ser empregadas como ferramentas na promoção da diversidade e no combate do preconceito, com base no referencial teórico de Chevallard (1991) e nas contribuições de Frigotto (2004), Ramos (2005) e Ciavatta (2004) sobre formação integral e omnilateral do sujeito. Partindo do pressuposto de que a educação deve ser um instrumento de transformação social, fundamentamos nossa abordagem nas teorias de Chevallard (1991), que enfatizam a necessidade de uma educação que promova a construção de conhecimento e habilidades por meio de processos ativos e participativos. Nesse contexto, estratégias como o currículo inclusivo emergem como ferramentas essenciais, permitindo a inserção de conteúdos que valorizem a diversidade étnico-racial e a história de diferentes grupos. Além disso, as perspectivas de Frigotto (2004), Ramos (2005) e Ciavatta (2004) sobre a formação integral e omnilateral do sujeito enriquecem nosso entendimento, destacando a importância de uma educação que vá além do desenvolvimento técnico-profissional. Abraçando essa visão, abordamos estratégias pedagógicas que promovam o diálogo intercultural, a sensibilização e a conscientização, estimulando a empatia e a compreensão mútua entre os estudantes. Para que a promoção da diversidade e o combate ao preconceito sejam efetivos, é essencial adotar métodos educacionais que promovam a pluralidade, valorizando tanto o desenvolvimento técnico quanto a evolução na compreensão das questões étnico-raciais. Este artigo destaca a relevância das estratégias pedagógicas na promoção da diversidade e no enfrentamento ao preconceito através de formação continuada na Educação Profissional e Tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5897_TB9051_21082023225356.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANKLIN PAULINO LEAL" "autor_nome_curto" => "FRANKLIN" "autor_email" => "franklinlealprof@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101301 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9051 "inscrito_id" => 5897 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EFETIVA PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE E DO ENFRENTAMENTO AO PRECONCEITO EM CURSOS LIVRES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "A promoção da diversidade e o enfrentamento ao preconceito étnico-racial têm se destacado como pilares essenciais na Educação Profissional e Tecnológica contemporânea. Este artigo propõe uma análise das estratégias pedagógicas que podem ser empregadas como ferramentas na promoção da diversidade e no combate do preconceito, com base no referencial teórico de Chevallard (1991) e nas contribuições de Frigotto (2004), Ramos (2005) e Ciavatta (2004) sobre formação integral e omnilateral do sujeito. Partindo do pressuposto de que a educação deve ser um instrumento de transformação social, fundamentamos nossa abordagem nas teorias de Chevallard (1991), que enfatizam a necessidade de uma educação que promova a construção de conhecimento e habilidades por meio de processos ativos e participativos. Nesse contexto, estratégias como o currículo inclusivo emergem como ferramentas essenciais, permitindo a inserção de conteúdos que valorizem a diversidade étnico-racial e a história de diferentes grupos. Além disso, as perspectivas de Frigotto (2004), Ramos (2005) e Ciavatta (2004) sobre a formação integral e omnilateral do sujeito enriquecem nosso entendimento, destacando a importância de uma educação que vá além do desenvolvimento técnico-profissional. Abraçando essa visão, abordamos estratégias pedagógicas que promovam o diálogo intercultural, a sensibilização e a conscientização, estimulando a empatia e a compreensão mútua entre os estudantes. Para que a promoção da diversidade e o combate ao preconceito sejam efetivos, é essencial adotar métodos educacionais que promovam a pluralidade, valorizando tanto o desenvolvimento técnico quanto a evolução na compreensão das questões étnico-raciais. Este artigo destaca a relevância das estratégias pedagógicas na promoção da diversidade e no enfrentamento ao preconceito através de formação continuada na Educação Profissional e Tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5897_TB9051_21082023225356.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANKLIN PAULINO LEAL" "autor_nome_curto" => "FRANKLIN" "autor_email" => "franklinlealprof@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }