Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CATEGORIA DA PRÁXIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O ESTADO DA QUESTÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE 2009 A 2022

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Trata-se de uma pesquisa de mestrado em andamento, que tem como objetivo geral identificar e analisar as teses e dissertações disponíveis on-line de acesso aberto nas bases de dados da BDTD e CAPES que abordam a categoria da práxis na formação continuada de professores da educação básica de escola pública. O estudo pauta-se nos fundamentos da pesquisa bibliográfica do tipo estado da questão para situar o objeto de investigação e definir as categorias de análise, tendo como referencial teórico os estudos de Nóbrega-Therrien e Therrien (2004), com recorte temporal de 2009 a 2022, em consideração à Lei nº 12.014 de 2009 que alterou o artigo 61 da LDB nº 9.394/96, ao associar as teorias e práticas. Sendo a práxis uma atividade teórico-prática que visa a uma ação transformadora, entende-se sua relevância em contribuir para a superação da dicotomia existente entre teoria e prática na formação inicial e continuada, com o apoio na fundamentação teórica dos autores: Freire (1987; 1996), Pimenta e Ghedin (2006), Curado Silva (2017), Vázquez (1977), Kosik (1976), Cury (1986), Frigotto (2010), Giroux (1997) e Contreras (2012). Os achados da pesquisa tratam sobre a epistemologia da práxis que ao relacionar a práxis e o conhecimento, em uma perspectiva materialista histórico-dialética reconhece o professor como intelectual crítico que constrói conhecimento, e este, o auxilia a compreender dialeticamente a sua realidade histórico-social para nela agir em busca de mudanças. Porém, os resultados evidenciam uma predominância do pragmatismo na formação docente, o que diverge do real significado de práxis, comprometendo a reflexão crítica e o entendimento de totalidade da realidade para a constituição da emancipação e autonomia dos sujeitos. Diante disso, espera-se com este estudo, contribuir na superação do modelo de formação de professores que pautado na racionalidade técnica e na epistemologia da prática, ainda encontra limites para uma transformação social.

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