As dinâmicas do contexto escolar passaram por amplas transformações devido a contextos políticos, culturais e sociais, desde as modalidades de ensino até a quantidade de responsabilidades que são atribuídas ao corpo docente. A mudança abrupta do quadro para as telas apenas evidenciou que os desafios não estavam apenas nos aspectos estruturais de uma sala de aula. Entre outras consequências, observa-se que no universo de professores e professoras do Ensino Fundamental tem sido recorrente o aumento nos índices de esgotamento mental e necessidade de apoio emocional diante das condições de trabalho, estresse ocupacional e dificuldade de adaptação a novas rotinas. Para melhor compreendermos esta realidade, efetuamos uma Revisão Sistemática da Literatura com o objetivo de identificar quais são as discussões e intervenções realizadas acerca da saúde mental de docentes do Ensino Fundamental no contexto brasileiro, nos anos de 2018 a 2022. Para coleta de dados foi levado em consideração artigos publicados nas bases de dados SCIELO, LILACS e PERIÓDICO CAPES. Como resultados principais foi possível analisar que o contexto da docência tem sido gerador de sofrimento psíquico devido a pressões institucionais, sobrecarga de trabalho, agressividade dos alunos e desmotivação profissional. Além disso, não foram encontradas intervenções de cunho psicossocial que pudessem contribuir com a diminuição desses fatores de adoecimento, indicando a necessidade de ampliação de estudos e pesquisas nessa área.