Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS SURDOS: REPENSANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101253
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8984
    "inscrito_id" => 12815
    "titulo" => "LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS SURDOS: REPENSANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA."
    "resumo" => "Dada a complexidade da Língua Portuguesa para os surdos por configurar-se como uma segunda língua (L2), a pesquisa visa, principalmente refletir o ensino de Português no que diz respeito as práticas de leitura e escrita, de modo que facilite a aquisição dessa segunda língua e que o sujeito surdo tenha acesso a aprendizagem de forma plena e eficaz. O trabalho foi desenvolvido com base na pesquisa qualitativa de abordagem bibliográfica e a coleta de dados se deu por meio da consulta do material bibliográfico sobre o tema de interesse. A realização das pesquisas bibliográficas alicerçadas nos dizeres de autores como: ALBANO (2009), SILVA (2019), PEREIRA (2014), STROBEL (2008), LIMA (2014), LEBEDEFF (2010), entre outros, permitiu-se uma leitura reflexiva, e a partir da mesma uma observação e análise do conteúdo para fins de nossos objetivos aqui propostos. De acordo com os estudos desenvolvidos pelos autores supracitados e, por conseguinte da análise dos dados coletados na atual pesquisa, pôde-se certificar que o ensino da Língua Portuguesa para os surdos ainda precisa ser refletido, principalmente, no que concerne a adequação dos métodos usados nas práticas de leitura e escrita. Nessa perspectiva, após a revisão de Literatura a respeito do Letramento visual pode-se apresentar novas propostas para o ensino do português como L2 e para as práticas de leitura e escrita dos surdos, para assim garantir a eficácia da aprendizagem destes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12815_TB8984_06112023225851.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARINA"
    "autor_email" => "ma97marina@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101253
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8984
    "inscrito_id" => 12815
    "titulo" => "LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS SURDOS: REPENSANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA."
    "resumo" => "Dada a complexidade da Língua Portuguesa para os surdos por configurar-se como uma segunda língua (L2), a pesquisa visa, principalmente refletir o ensino de Português no que diz respeito as práticas de leitura e escrita, de modo que facilite a aquisição dessa segunda língua e que o sujeito surdo tenha acesso a aprendizagem de forma plena e eficaz. O trabalho foi desenvolvido com base na pesquisa qualitativa de abordagem bibliográfica e a coleta de dados se deu por meio da consulta do material bibliográfico sobre o tema de interesse. A realização das pesquisas bibliográficas alicerçadas nos dizeres de autores como: ALBANO (2009), SILVA (2019), PEREIRA (2014), STROBEL (2008), LIMA (2014), LEBEDEFF (2010), entre outros, permitiu-se uma leitura reflexiva, e a partir da mesma uma observação e análise do conteúdo para fins de nossos objetivos aqui propostos. De acordo com os estudos desenvolvidos pelos autores supracitados e, por conseguinte da análise dos dados coletados na atual pesquisa, pôde-se certificar que o ensino da Língua Portuguesa para os surdos ainda precisa ser refletido, principalmente, no que concerne a adequação dos métodos usados nas práticas de leitura e escrita. Nessa perspectiva, após a revisão de Literatura a respeito do Letramento visual pode-se apresentar novas propostas para o ensino do português como L2 e para as práticas de leitura e escrita dos surdos, para assim garantir a eficácia da aprendizagem destes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12815_TB8984_06112023225851.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARINA"
    "autor_email" => "ma97marina@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Dada a complexidade da Língua Portuguesa para os surdos por configurar-se como uma segunda língua (L2), a pesquisa visa, principalmente refletir o ensino de Português no que diz respeito as práticas de leitura e escrita, de modo que facilite a aquisição dessa segunda língua e que o sujeito surdo tenha acesso a aprendizagem de forma plena e eficaz. O trabalho foi desenvolvido com base na pesquisa qualitativa de abordagem bibliográfica e a coleta de dados se deu por meio da consulta do material bibliográfico sobre o tema de interesse. A realização das pesquisas bibliográficas alicerçadas nos dizeres de autores como: ALBANO (2009), SILVA (2019), PEREIRA (2014), STROBEL (2008), LIMA (2014), LEBEDEFF (2010), entre outros, permitiu-se uma leitura reflexiva, e a partir da mesma uma observação e análise do conteúdo para fins de nossos objetivos aqui propostos. De acordo com os estudos desenvolvidos pelos autores supracitados e, por conseguinte da análise dos dados coletados na atual pesquisa, pôde-se certificar que o ensino da Língua Portuguesa para os surdos ainda precisa ser refletido, principalmente, no que concerne a adequação dos métodos usados nas práticas de leitura e escrita. Nessa perspectiva, após a revisão de Literatura a respeito do Letramento visual pode-se apresentar novas propostas para o ensino do português como L2 e para as práticas de leitura e escrita dos surdos, para assim garantir a eficácia da aprendizagem destes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.