Dada a complexidade da Língua Portuguesa para os surdos por configurar-se como uma segunda língua (L2), a pesquisa visa, principalmente refletir o ensino de Português no que diz respeito as práticas de leitura e escrita, de modo que facilite a aquisição dessa segunda língua e que o sujeito surdo tenha acesso a aprendizagem de forma plena e eficaz. O trabalho foi desenvolvido com base na pesquisa qualitativa de abordagem bibliográfica e a coleta de dados se deu por meio da consulta do material bibliográfico sobre o tema de interesse. A realização das pesquisas bibliográficas alicerçadas nos dizeres de autores como: ALBANO (2009), SILVA (2019), PEREIRA (2014), STROBEL (2008), LIMA (2014), LEBEDEFF (2010), entre outros, permitiu-se uma leitura reflexiva, e a partir da mesma uma observação e análise do conteúdo para fins de nossos objetivos aqui propostos. De acordo com os estudos desenvolvidos pelos autores supracitados e, por conseguinte da análise dos dados coletados na atual pesquisa, pôde-se certificar que o ensino da Língua Portuguesa para os surdos ainda precisa ser refletido, principalmente, no que concerne a adequação dos métodos usados nas práticas de leitura e escrita. Nessa perspectiva, após a revisão de Literatura a respeito do Letramento visual pode-se apresentar novas propostas para o ensino do português como L2 e para as práticas de leitura e escrita dos surdos, para assim garantir a eficácia da aprendizagem destes.