Este artigo baseia-se na mudança súbita do ensino remoto, que exigiu do educador uma rápida adaptação para garantir a continuidade do ensino. Percebeu-se que a nova forma de ensinar foi a alternativa utilizada para garantir uma transformação cidadã aos discentes, bem como ajustar as atividades pedagógicas e as estratégias de ensino para alcançar a aprendizagem dos estudantes durante a pandemia da covid-19 no ano de 2020, o objetivo foi analisar e apresentar o novo perfil da escola pública do ensino Médio frente às novas tendências digitais no âmbito escolar, mediante aos vários desafios enfrentados na área educacional durante as aulas não presenciais. O Presente estudo foi abordado de maneira explícita, sendo feito um levantamento bibliográfico, e houve respostas de 20 profissionais com experiências do problema abordado. Assim por meio de formulário online estruturado contendo 10 questões, realizou-se a coleta de informações dos docentes, os dados foram tabulados e analisados a estatística descritiva para a descrição dos resultados. Pode-se observar nas análises dos resultados, que o material impresso foram os mais adotados pelos estudantes 80%, devido as condições e a falta de acesso à internet dos alunos e até mesmo da minoria dos professores. Destes questionamentos e do novo paradigma formado com a introdução das tecnologias nas aulas não presenciais, percebeu a necessidade de uma nova abordagem nos métodos, uma abordagem que torne o estudante agente ativo no processo de construção de seu conhecimento, utilizando métodos que consideram sua realidade local e pessoal e que o instigue a aprender com prazer e significado.