Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ÂMBITO ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101247
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8976
    "inscrito_id" => 21772
    "titulo" => "A INCLUSÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ÂMBITO ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "Este artigo baseia-se na mudança súbita do ensino remoto, que exigiu do educador uma rápida adaptação para garantir a continuidade do ensino. Percebeu-se que a nova forma de ensinar foi a alternativa utilizada para garantir uma transformação cidadã aos discentes, bem como ajustar as atividades pedagógicas e as estratégias de ensino para alcançar a aprendizagem dos estudantes durante a pandemia da covid-19 no ano de 2020, o objetivo foi analisar e apresentar o novo perfil da escola pública do ensino Médio frente às novas tendências digitais no âmbito escolar, mediante aos vários desafios enfrentados na área educacional durante as aulas não presenciais. O Presente estudo foi abordado de maneira explícita, sendo feito um levantamento bibliográfico, e houve respostas de 20 profissionais com experiências do problema abordado. Assim por meio de formulário online estruturado contendo 10 questões, realizou-se a coleta de informações dos docentes, os dados foram tabulados e analisados a estatística descritiva para a descrição dos resultados. Pode-se observar nas análises dos resultados, que o material impresso foram os mais adotados pelos estudantes 80%, devido as condições e a falta de acesso à internet dos alunos e até mesmo da minoria dos professores. Destes questionamentos e do novo paradigma formado com a introdução das tecnologias nas aulas não presenciais, percebeu a necessidade de uma nova abordagem nos métodos, uma abordagem que torne o estudante agente ativo no processo de construção de seu conhecimento, utilizando métodos que consideram sua realidade local e pessoal e que o instigue a aprender com prazer e significado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21772_TB8976_17112023184103.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO ROSARIO FERREIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ROSÁRIO LIMA"
    "autor_email" => "rosario.lim@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101247
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8976
    "inscrito_id" => 21772
    "titulo" => "A INCLUSÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ÂMBITO ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "Este artigo baseia-se na mudança súbita do ensino remoto, que exigiu do educador uma rápida adaptação para garantir a continuidade do ensino. Percebeu-se que a nova forma de ensinar foi a alternativa utilizada para garantir uma transformação cidadã aos discentes, bem como ajustar as atividades pedagógicas e as estratégias de ensino para alcançar a aprendizagem dos estudantes durante a pandemia da covid-19 no ano de 2020, o objetivo foi analisar e apresentar o novo perfil da escola pública do ensino Médio frente às novas tendências digitais no âmbito escolar, mediante aos vários desafios enfrentados na área educacional durante as aulas não presenciais. O Presente estudo foi abordado de maneira explícita, sendo feito um levantamento bibliográfico, e houve respostas de 20 profissionais com experiências do problema abordado. Assim por meio de formulário online estruturado contendo 10 questões, realizou-se a coleta de informações dos docentes, os dados foram tabulados e analisados a estatística descritiva para a descrição dos resultados. Pode-se observar nas análises dos resultados, que o material impresso foram os mais adotados pelos estudantes 80%, devido as condições e a falta de acesso à internet dos alunos e até mesmo da minoria dos professores. Destes questionamentos e do novo paradigma formado com a introdução das tecnologias nas aulas não presenciais, percebeu a necessidade de uma nova abordagem nos métodos, uma abordagem que torne o estudante agente ativo no processo de construção de seu conhecimento, utilizando métodos que consideram sua realidade local e pessoal e que o instigue a aprender com prazer e significado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21772_TB8976_17112023184103.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO ROSARIO FERREIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ROSÁRIO LIMA"
    "autor_email" => "rosario.lim@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo baseia-se na mudança súbita do ensino remoto, que exigiu do educador uma rápida adaptação para garantir a continuidade do ensino. Percebeu-se que a nova forma de ensinar foi a alternativa utilizada para garantir uma transformação cidadã aos discentes, bem como ajustar as atividades pedagógicas e as estratégias de ensino para alcançar a aprendizagem dos estudantes durante a pandemia da covid-19 no ano de 2020, o objetivo foi analisar e apresentar o novo perfil da escola pública do ensino Médio frente às novas tendências digitais no âmbito escolar, mediante aos vários desafios enfrentados na área educacional durante as aulas não presenciais. O Presente estudo foi abordado de maneira explícita, sendo feito um levantamento bibliográfico, e houve respostas de 20 profissionais com experiências do problema abordado. Assim por meio de formulário online estruturado contendo 10 questões, realizou-se a coleta de informações dos docentes, os dados foram tabulados e analisados a estatística descritiva para a descrição dos resultados. Pode-se observar nas análises dos resultados, que o material impresso foram os mais adotados pelos estudantes 80%, devido as condições e a falta de acesso à internet dos alunos e até mesmo da minoria dos professores. Destes questionamentos e do novo paradigma formado com a introdução das tecnologias nas aulas não presenciais, percebeu a necessidade de uma nova abordagem nos métodos, uma abordagem que torne o estudante agente ativo no processo de construção de seu conhecimento, utilizando métodos que consideram sua realidade local e pessoal e que o instigue a aprender com prazer e significado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.