Mapear a atuação do intelectual Gustavo de Sá Lessa (1888-1963) nas Conferências Nacionais de Educação (CNE) organizadas pela Associação Brasileira de Educação (ABE) entre 1924 e 1935 é o principal objetivo deste trabalho. No referido período, a ABE era centro de debates das reformas educacionais no país, e organizou sete de suas catorze Conferências, praticamente uma por ano, em diferentes estados, com objetivo de difundir suas ideias a todas as unidades da federação. O médico sanitarista Gustavo Lessa teve importante contribuições na saúde e educação pública brasileira, destacou-se pela participação ativa na ABE, na qual ocupou cargos de secretário, presidente de algumas seções, membro do Conselho Diretor, coordenou viagens de professoras aos EUA, além de ter presidido a instituição. Apesar dos importantes projetos e trabalhos nos quais esteve envolvido, a Historiografia da Educação pouco tratou desse sujeito até o momento. Desse modo, utilizando como fontes documentos abeanos e jornais diversos, estabeleço diálogos com autores como Silva (2004), Hoeller (2014) e Vieira (2017), a fim de apresentar as conferências que o intelectual participou, os modos como atuou seja na organização ou na apresentação de Teses e explorar um pouco do seu pensamento educacional.