Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTE MIDIÁTICA COMO INSTRUMENTO DE INSERÇÃO NA CULTURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101164
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8872
    "inscrito_id" => 25434
    "titulo" => "ARTE MIDIÁTICA COMO INSTRUMENTO DE INSERÇÃO NA CULTURA"
    "resumo" => "A Arte, enquanto propulsora da sensibilidade, auto-estima e capacidade de representar o simbólico, transcende as paredes da sala de aula numa Escola Estadual de BH, em proposta educativa com estudantes do Novo Ensino Médio. A partir do controverso uso dos dispositivos tecnológicos pelos mesmos, estimulou-se novas práticas pedagógicas com enfoque na inclusão digital, priorizando o protagonismo, a autoria pelo desenvolvimento da cultura digital e, uma visão mais didática do uso destas tecnologias, com a formação de competências de análise crítica das mídias, como preconiza a UNESCO. Assim, o projeto “Microssérie na Escola”, transformou salas em ”sets de gravação” com produção de audiovisual, do roteiro à edição final, envolvendo as diversas funções técnicas, onde cada aluno encontra seu lugar de representação e exerce protagonismo de maneira crítica e criativa, em processos colaborativos e afirmativos. Atores, escritores, cinegrafistas, cenógrafos, sonoplastas, editores, pesquisadores e outros, cedem espaço para a descoberta de si e do outro promovendo autoconhecimento – no descobrir seu lugar – e empoderamento social. As séries com duração de 15 minutos, em três episódios, contam com abertura e créditos finais, trazendo para os estudantes o sentimento de orgulho pela realização pessoal e em equipe. Este projeto a respeito de uma prática pedagógica do ensino da arte através de mídias e de tecnologias trata da realidade e contextos dos estudantes, conduzindo-os a reconhecer que as narrativas, os papéis e funções a cada um atribuídos, formam tanto a identidade quanto as presenças. Dessa maneira, compreendendo o “set” como o lugar de representação, refletimos sobre o processo de criação e o futuro da arte enquanto empoderamento de espaços, com metodologias em formato laboratorial de criação, exigindo de cada um o compromisso de assumir de uma vez por todas, a inovação e reencantamento da educação através Da arte, na contemporaneidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25434_TB8872_19112023205613.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA NOGUEIRA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Daniela"
    "autor_email" => "daninogueiracosta@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101164
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8872
    "inscrito_id" => 25434
    "titulo" => "ARTE MIDIÁTICA COMO INSTRUMENTO DE INSERÇÃO NA CULTURA"
    "resumo" => "A Arte, enquanto propulsora da sensibilidade, auto-estima e capacidade de representar o simbólico, transcende as paredes da sala de aula numa Escola Estadual de BH, em proposta educativa com estudantes do Novo Ensino Médio. A partir do controverso uso dos dispositivos tecnológicos pelos mesmos, estimulou-se novas práticas pedagógicas com enfoque na inclusão digital, priorizando o protagonismo, a autoria pelo desenvolvimento da cultura digital e, uma visão mais didática do uso destas tecnologias, com a formação de competências de análise crítica das mídias, como preconiza a UNESCO. Assim, o projeto “Microssérie na Escola”, transformou salas em ”sets de gravação” com produção de audiovisual, do roteiro à edição final, envolvendo as diversas funções técnicas, onde cada aluno encontra seu lugar de representação e exerce protagonismo de maneira crítica e criativa, em processos colaborativos e afirmativos. Atores, escritores, cinegrafistas, cenógrafos, sonoplastas, editores, pesquisadores e outros, cedem espaço para a descoberta de si e do outro promovendo autoconhecimento – no descobrir seu lugar – e empoderamento social. As séries com duração de 15 minutos, em três episódios, contam com abertura e créditos finais, trazendo para os estudantes o sentimento de orgulho pela realização pessoal e em equipe. Este projeto a respeito de uma prática pedagógica do ensino da arte através de mídias e de tecnologias trata da realidade e contextos dos estudantes, conduzindo-os a reconhecer que as narrativas, os papéis e funções a cada um atribuídos, formam tanto a identidade quanto as presenças. Dessa maneira, compreendendo o “set” como o lugar de representação, refletimos sobre o processo de criação e o futuro da arte enquanto empoderamento de espaços, com metodologias em formato laboratorial de criação, exigindo de cada um o compromisso de assumir de uma vez por todas, a inovação e reencantamento da educação através Da arte, na contemporaneidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25434_TB8872_19112023205613.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA NOGUEIRA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Daniela"
    "autor_email" => "daninogueiracosta@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Arte, enquanto propulsora da sensibilidade, auto-estima e capacidade de representar o simbólico, transcende as paredes da sala de aula numa Escola Estadual de BH, em proposta educativa com estudantes do Novo Ensino Médio. A partir do controverso uso dos dispositivos tecnológicos pelos mesmos, estimulou-se novas práticas pedagógicas com enfoque na inclusão digital, priorizando o protagonismo, a autoria pelo desenvolvimento da cultura digital e, uma visão mais didática do uso destas tecnologias, com a formação de competências de análise crítica das mídias, como preconiza a UNESCO. Assim, o projeto “Microssérie na Escola”, transformou salas em ”sets de gravação” com produção de audiovisual, do roteiro à edição final, envolvendo as diversas funções técnicas, onde cada aluno encontra seu lugar de representação e exerce protagonismo de maneira crítica e criativa, em processos colaborativos e afirmativos. Atores, escritores, cinegrafistas, cenógrafos, sonoplastas, editores, pesquisadores e outros, cedem espaço para a descoberta de si e do outro promovendo autoconhecimento – no descobrir seu lugar – e empoderamento social. As séries com duração de 15 minutos, em três episódios, contam com abertura e créditos finais, trazendo para os estudantes o sentimento de orgulho pela realização pessoal e em equipe. Este projeto a respeito de uma prática pedagógica do ensino da arte através de mídias e de tecnologias trata da realidade e contextos dos estudantes, conduzindo-os a reconhecer que as narrativas, os papéis e funções a cada um atribuídos, formam tanto a identidade quanto as presenças. Dessa maneira, compreendendo o “set” como o lugar de representação, refletimos sobre o processo de criação e o futuro da arte enquanto empoderamento de espaços, com metodologias em formato laboratorial de criação, exigindo de cada um o compromisso de assumir de uma vez por todas, a inovação e reencantamento da educação através Da arte, na contemporaneidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.