COSTA, Daniela Nogueira Da Silva. Arte midiática como instrumento de inserção na cultura. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/101164>. Acesso em: 23/12/2024 04:44
A Arte, enquanto propulsora da sensibilidade, auto-estima e capacidade de representar o simbólico, transcende as paredes da sala de aula numa Escola Estadual de BH, em proposta educativa com estudantes do Novo Ensino Médio. A partir do controverso uso dos dispositivos tecnológicos pelos mesmos, estimulou-se novas práticas pedagógicas com enfoque na inclusão digital, priorizando o protagonismo, a autoria pelo desenvolvimento da cultura digital e, uma visão mais didática do uso destas tecnologias, com a formação de competências de análise crítica das mídias, como preconiza a UNESCO. Assim, o projeto “Microssérie na Escola”, transformou salas em ”sets de gravação” com produção de audiovisual, do roteiro à edição final, envolvendo as diversas funções técnicas, onde cada aluno encontra seu lugar de representação e exerce protagonismo de maneira crítica e criativa, em processos colaborativos e afirmativos. Atores, escritores, cinegrafistas, cenógrafos, sonoplastas, editores, pesquisadores e outros, cedem espaço para a descoberta de si e do outro promovendo autoconhecimento – no descobrir seu lugar – e empoderamento social. As séries com duração de 15 minutos, em três episódios, contam com abertura e créditos finais, trazendo para os estudantes o sentimento de orgulho pela realização pessoal e em equipe. Este projeto a respeito de uma prática pedagógica do ensino da arte através de mídias e de tecnologias trata da realidade e contextos dos estudantes, conduzindo-os a reconhecer que as narrativas, os papéis e funções a cada um atribuídos, formam tanto a identidade quanto as presenças. Dessa maneira, compreendendo o “set” como o lugar de representação, refletimos sobre o processo de criação e o futuro da arte enquanto empoderamento de espaços, com metodologias em formato laboratorial de criação, exigindo de cada um o compromisso de assumir de uma vez por todas, a inovação e reencantamento da educação através Da arte, na contemporaneidade.