Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE PESQUISAS SOBRE O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95004
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 492
    "inscrito_id" => 10050
    "titulo" => "MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE PESQUISAS SOBRE O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO"
    "resumo" => "Este artigo trata de um mapeamento sistemático de pesquisas acadêmicas nacionais que tratam do Raciocínio Matemático como aspecto a ser desenvolvido no ensino e na aprendizagem matemática. Tal pesquisa se justifica pela relevância que o Raciocínio Matemático tem na aprendizagem matemática sendo considerado por muitos pesquisadores como o aspecto fundamental a ser desenvolvido em sala de aula. A pesquisa foi realizada no catálogo de teses e dissertações da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – compreendo o intervalo temporal de 2013 a 2022. A pesquisa, de cunho qualitativo, se apoia nos pressupostos metodológicos da pesquisa documental. Como resultados identificamos, a partir do descritor “Raciocínio Matemático”, 23 trabalhos, sendo 19 de mestrado profissional, 1 de mestrado acadêmico e 3 de doutorado. De posse desses dados, realizamos uma segunda etapa que compreendeu a leitura de título, resumo e palavras-chave. A partir da análise dessas informações, a busca foi refinada e foram selecionadas 5 dissertações para análise, pois estas tratavam o Raciocínio Matemático como aporte teórico da pesquisa. Os resultados indicam que tais pesquisas foram aplicadas em salas de aula regulares tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior, sempre apoiadas por tarefas matemáticas de natureza exploratória. Outro resultado encontrado foi a predominância dessas pesquisas num único Programa de Pós-Graduação relacionado a um grupo de pesquisa específico, evidenciando a necessidade de produção de mais pesquisas sobre o tema, bem como do compartilhamento dos resultados obtidos por elas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10050_TB492_06072023163858.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE MARIA DE OLIVEIRA ARAMAN"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE ARAMAN"
    "autor_email" => "elianearaman@utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95004
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 492
    "inscrito_id" => 10050
    "titulo" => "MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE PESQUISAS SOBRE O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO"
    "resumo" => "Este artigo trata de um mapeamento sistemático de pesquisas acadêmicas nacionais que tratam do Raciocínio Matemático como aspecto a ser desenvolvido no ensino e na aprendizagem matemática. Tal pesquisa se justifica pela relevância que o Raciocínio Matemático tem na aprendizagem matemática sendo considerado por muitos pesquisadores como o aspecto fundamental a ser desenvolvido em sala de aula. A pesquisa foi realizada no catálogo de teses e dissertações da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – compreendo o intervalo temporal de 2013 a 2022. A pesquisa, de cunho qualitativo, se apoia nos pressupostos metodológicos da pesquisa documental. Como resultados identificamos, a partir do descritor “Raciocínio Matemático”, 23 trabalhos, sendo 19 de mestrado profissional, 1 de mestrado acadêmico e 3 de doutorado. De posse desses dados, realizamos uma segunda etapa que compreendeu a leitura de título, resumo e palavras-chave. A partir da análise dessas informações, a busca foi refinada e foram selecionadas 5 dissertações para análise, pois estas tratavam o Raciocínio Matemático como aporte teórico da pesquisa. Os resultados indicam que tais pesquisas foram aplicadas em salas de aula regulares tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior, sempre apoiadas por tarefas matemáticas de natureza exploratória. Outro resultado encontrado foi a predominância dessas pesquisas num único Programa de Pós-Graduação relacionado a um grupo de pesquisa específico, evidenciando a necessidade de produção de mais pesquisas sobre o tema, bem como do compartilhamento dos resultados obtidos por elas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10050_TB492_06072023163858.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE MARIA DE OLIVEIRA ARAMAN"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE ARAMAN"
    "autor_email" => "elianearaman@utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo trata de um mapeamento sistemático de pesquisas acadêmicas nacionais que tratam do Raciocínio Matemático como aspecto a ser desenvolvido no ensino e na aprendizagem matemática. Tal pesquisa se justifica pela relevância que o Raciocínio Matemático tem na aprendizagem matemática sendo considerado por muitos pesquisadores como o aspecto fundamental a ser desenvolvido em sala de aula. A pesquisa foi realizada no catálogo de teses e dissertações da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – compreendo o intervalo temporal de 2013 a 2022. A pesquisa, de cunho qualitativo, se apoia nos pressupostos metodológicos da pesquisa documental. Como resultados identificamos, a partir do descritor “Raciocínio Matemático”, 23 trabalhos, sendo 19 de mestrado profissional, 1 de mestrado acadêmico e 3 de doutorado. De posse desses dados, realizamos uma segunda etapa que compreendeu a leitura de título, resumo e palavras-chave. A partir da análise dessas informações, a busca foi refinada e foram selecionadas 5 dissertações para análise, pois estas tratavam o Raciocínio Matemático como aporte teórico da pesquisa. Os resultados indicam que tais pesquisas foram aplicadas em salas de aula regulares tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior, sempre apoiadas por tarefas matemáticas de natureza exploratória. Outro resultado encontrado foi a predominância dessas pesquisas num único Programa de Pós-Graduação relacionado a um grupo de pesquisa específico, evidenciando a necessidade de produção de mais pesquisas sobre o tema, bem como do compartilhamento dos resultados obtidos por elas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.