FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE A FUNDAMENTAÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA PAUTADO EM ANTONIO NÓVOA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10111 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 360 "inscrito_id" => 987 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE A FUNDAMENTAÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA PAUTADO EM ANTONIO NÓVOA" "resumo" => "O Núcleo de Pesquisa e Estudo dos Movimentos Sociais e Educação - NUPEMSE, composto por docente e discente do curso de pedagogia da Universidade Regional do Cariri – Urca trafegam por ideias de profissionais e estudiosos, a fim de fomentar discussões e entendimentos acerca do ensino superior em pedagogia. Mediante as problemáticas que cercam o contexto educacional brasileiro, apontamos como um dos principais fatores a formação dos professores, em que são elencadas questões imediatas ao espaço escolar. Tomamos como base, as análises de Antonio Nóvoa, orientados pela obra Professores: Imagens do futuro presente, em que colocamos como eixo norteador a construção de saberes docentes na universidade. No intuito de orientar uma visão contextualizada na realidade que permeia a ação educativa, tomamos como aspecto fundamental a superação da dissociação entre teoria e prática. Assim sendo, o campo escolar deve estar imbricado no decurso da construção do “ser-profissional”, não apenas como algo conceitual e descritivo, mas de modo atuante. Nóvoa nos traz, desta forma, a tese da participação direta dos próprios professores no interior dos cursos de formação dos futuros profissionais da educação, elencando a contextualização no e sobre o campo em que atuarão. Este contato (entre professores efetivos e futuros profissionais) auxilia ao educando uma construção crítico-reflexiva embasada na realidade escolar, com seus pressupostos e dificuldades, a fim de que fundamente sua práxis “propriamente dita”, negando assim um verbalismo ou posterior ativismo. A partir dessas proposições, afirmamos que a educação se mostra enquanto exercício que permeia todas as relações sociais. Desta forma os nossos futuros educadores, em seu percurso formativo, devem estar de modo ativo e participante no “chão da escola”, com a contínua conscientização de que seu ser enquanto professor esteja consoante com o papel da escola em meio às conjunturas sociais que a medeiam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁXIS, ANTONIO NÓVOA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_26_10_2014_17_24_43_idinscrito_987_e6f859ab99aebb4b5169c241ba10f2bd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANNE VIEIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "RAYANNE MENDES" "autor_email" => "rayannevmendesf1@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10111 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 360 "inscrito_id" => 987 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE A FUNDAMENTAÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA PAUTADO EM ANTONIO NÓVOA" "resumo" => "O Núcleo de Pesquisa e Estudo dos Movimentos Sociais e Educação - NUPEMSE, composto por docente e discente do curso de pedagogia da Universidade Regional do Cariri – Urca trafegam por ideias de profissionais e estudiosos, a fim de fomentar discussões e entendimentos acerca do ensino superior em pedagogia. Mediante as problemáticas que cercam o contexto educacional brasileiro, apontamos como um dos principais fatores a formação dos professores, em que são elencadas questões imediatas ao espaço escolar. Tomamos como base, as análises de Antonio Nóvoa, orientados pela obra Professores: Imagens do futuro presente, em que colocamos como eixo norteador a construção de saberes docentes na universidade. No intuito de orientar uma visão contextualizada na realidade que permeia a ação educativa, tomamos como aspecto fundamental a superação da dissociação entre teoria e prática. Assim sendo, o campo escolar deve estar imbricado no decurso da construção do “ser-profissional”, não apenas como algo conceitual e descritivo, mas de modo atuante. Nóvoa nos traz, desta forma, a tese da participação direta dos próprios professores no interior dos cursos de formação dos futuros profissionais da educação, elencando a contextualização no e sobre o campo em que atuarão. Este contato (entre professores efetivos e futuros profissionais) auxilia ao educando uma construção crítico-reflexiva embasada na realidade escolar, com seus pressupostos e dificuldades, a fim de que fundamente sua práxis “propriamente dita”, negando assim um verbalismo ou posterior ativismo. A partir dessas proposições, afirmamos que a educação se mostra enquanto exercício que permeia todas as relações sociais. Desta forma os nossos futuros educadores, em seu percurso formativo, devem estar de modo ativo e participante no “chão da escola”, com a contínua conscientização de que seu ser enquanto professor esteja consoante com o papel da escola em meio às conjunturas sociais que a medeiam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁXIS, ANTONIO NÓVOA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_26_10_2014_17_24_43_idinscrito_987_e6f859ab99aebb4b5169c241ba10f2bd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANNE VIEIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "RAYANNE MENDES" "autor_email" => "rayannevmendesf1@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }