As plantas alimentícias não convencionais (PANC’s) são plantas cujo consumo caiu em desuso. Apenas uma pequena parcela das plantas comestíveis é consumida atualmente. As PANC’s não são comercializadas, tendo o seu potencial nutricional negligenciado. No passado algumas delas eram consumidas com frequência, mas com o passar dos anos, com a urbanização, as pessoas ficaram sem espaço para cultivar em uma horta, passando a ter uma alimentação restrita a alimentos comercializados, e muitas plantas antes usadas na alimentação foram substituídas por outros alimentos. Nesse sentido este trabalho é um relato de experiência sobre uma unidade curricular eletiva, que visa apresentar as PANC’s aos estudantes do ensino médio. A referida experiência foi executada numa escola estadual de Ensino Médio (EREM João Cleofas de Oliveira, Vitória de Santo Antão, PE), juntamente com a UFPE (CAV), com 35 alunos inscritos, com objetivo de promover a valorização da alimentação saudável visando a soberania alimentar visto que as PANC’s possuem um alto valor nutricional e demandam um baixo investimento com insumos no cultivo e uma diversificação na alimentação. A eletiva possibilitou o contato direto dos estudantes com as plantas durante as aulas, que chamaram atenção e promoveram o interesse dos alunos. Foram feitas observações das plantas frescas em aula, observação e reconhecimento das plantas na horta escolar, plantio de mudas, pesquisas sobre informações nutricionais e receitas, e produção de algumas receitas. O desenvolvimento dessa temática acaba atingindo a família e comunidade onde o aluno está inserido, promovendo a troca de conhecimentos entre várias gerações fora da escola. Ao final do semestre, a eletiva produziu uma culminância, apresentando adaptações de jogos com tema PANCs, apresentação de benefícios nutricionais, distribuição de mudas e degustações de receitas produzidas pelos estudantes. Esta proposta de eletiva pode ser expandida para outras escolas estaduais, resgatando a valorização da cultura alimentar.