SILVA, Renata Maria Da et al.. Varal pedagógico na praça: mitos e verdades sobre serpentes. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99778>. Acesso em: 23/12/2024 00:03
A Educação Científica tem se apresentado como importante na formação de cidadãos críticos, por isso a interação universidade e comunidade se apresente como um processo rizomático, que possibilita a popularização do saber para divulgar as atividades acadêmicas para a sociedade, aproximando dessa forma esses dois espaços. A aproximação entre sociedade e instituição acadêmica pode ser feita de maneira leve, lúdica e atrativa, com estratégias que aproxime o ouvinte/aprendiz ao conteúdo da Biologia e seus nomes científicos. O presente trabalho tem como objetivo compartilhar uma atividade extensionista ocorrida na graduação, evidenciando suas potencialidades para o Ensino de Ciências e Biologia. A pesquisa se apresenta como sendo do tipo aplicada, com abordagem qualitativa, fundamentada num relato de experiência. A mesma ocorreu durante a disciplina de Tetrápoda, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri, em uma Praça na cidade do Crato – CE. Para isso, foi utilizado um Varal Pedagógico com o tema Mitos e Verdades sobre Serpentes. Pode-se perceber durante a exposição na praça o envolvimento da comunidade em relação aos conhecimentos sobre as serpentes. A exposição foi bastante movimentada e nos chamava atenção as histórias narradas por cada um dos visitantes sobre as serpentes. Conclui-se que essa prática é benéfica para a promoção da divulgação científica envolvendo a sociedade e a universidade, haja visto os participantes deixaram claro a satisfação pela forma de trabalhar a temática. A mesma pode colaborar para a formação dos licenciandos de Ciências Biológicas, potencializando o trabalho em grupo, a criatividade, planejamento, a pesquisa e o ensino.