Historicamente a escola regular foi planejada para atender um determinado tipo de aluno, porém o que se percebeu foi uma diversidade de alunos que exigiam uma reformulação e inovação no sistema educacional, para que assim as escolas se possibilitassem a atender as necessidades educacionais especiais de todos os estudantes. Este trabalho faz uma reflexão sobre a educação inclusiva no Brasil, verificando a trajetória do processo de inclusão educacional dos alunos portadores de necessidades educativas especiais, as dificuldades enfrentadas pelos professores e a importância da elaboração de estratégias para adotar novas práticas pedagógicas. Sabe-se que as pessoas com deficiência têm direito a frequentar a escolar regular, e esta deve se adaptar para garantir a inclusão desses estudantes como prevê a lei nº 13.005/2014, sendo importante que os professores também estejam preparados para atender esses alunos. A metodologia utilizada é de cunho bibliográfico, uma vez que para sustentar as contestações, o trabalho baseia-se nos autores Mantoan (2003, 2015), Rodrigues (2005), Blanco (2003), entre outros. Os resultados do trabalho mostram a importância da reflexão sobre as práticas pedagógicas para um ensino inclusivo que adote mudanças metodológicas e organizacionais no sistema educacional brasileiro. Portanto, mais do que discutir os conceitos da educação inclusiva, é importante vivenciá-la, saindo das teorias disponibilizadas na legislação brasileira e colocando em prática no contexto educacional.