OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101063 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8729 "inscrito_id" => 20768 "titulo" => "OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS." "resumo" => "Historicamente a escola regular foi planejada para atender um determinado tipo de aluno, porém o que se percebeu foi uma diversidade de alunos que exigiam uma reformulação e inovação no sistema educacional, para que assim as escolas se possibilitassem a atender as necessidades educacionais especiais de todos os estudantes. Este trabalho faz uma reflexão sobre a educação inclusiva no Brasil, verificando a trajetória do processo de inclusão educacional dos alunos portadores de necessidades educativas especiais, as dificuldades enfrentadas pelos professores e a importância da elaboração de estratégias para adotar novas práticas pedagógicas. Sabe-se que as pessoas com deficiência têm direito a frequentar a escolar regular, e esta deve se adaptar para garantir a inclusão desses estudantes como prevê a lei nº 13.005/2014, sendo importante que os professores também estejam preparados para atender esses alunos. A metodologia utilizada é de cunho bibliográfico, uma vez que para sustentar as contestações, o trabalho baseia-se nos autores Mantoan (2003, 2015), Rodrigues (2005), Blanco (2003), entre outros. Os resultados do trabalho mostram a importância da reflexão sobre as práticas pedagógicas para um ensino inclusivo que adote mudanças metodológicas e organizacionais no sistema educacional brasileiro. Portanto, mais do que discutir os conceitos da educação inclusiva, é importante vivenciá-la, saindo das teorias disponibilizadas na legislação brasileira e colocando em prática no contexto educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID20768_TB8729_04102023223604.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAABE DE VASCONCELOS MARTINS" "autor_nome_curto" => "Raabe" "autor_email" => "vasconcelosraabe@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101063 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8729 "inscrito_id" => 20768 "titulo" => "OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS." "resumo" => "Historicamente a escola regular foi planejada para atender um determinado tipo de aluno, porém o que se percebeu foi uma diversidade de alunos que exigiam uma reformulação e inovação no sistema educacional, para que assim as escolas se possibilitassem a atender as necessidades educacionais especiais de todos os estudantes. Este trabalho faz uma reflexão sobre a educação inclusiva no Brasil, verificando a trajetória do processo de inclusão educacional dos alunos portadores de necessidades educativas especiais, as dificuldades enfrentadas pelos professores e a importância da elaboração de estratégias para adotar novas práticas pedagógicas. Sabe-se que as pessoas com deficiência têm direito a frequentar a escolar regular, e esta deve se adaptar para garantir a inclusão desses estudantes como prevê a lei nº 13.005/2014, sendo importante que os professores também estejam preparados para atender esses alunos. A metodologia utilizada é de cunho bibliográfico, uma vez que para sustentar as contestações, o trabalho baseia-se nos autores Mantoan (2003, 2015), Rodrigues (2005), Blanco (2003), entre outros. Os resultados do trabalho mostram a importância da reflexão sobre as práticas pedagógicas para um ensino inclusivo que adote mudanças metodológicas e organizacionais no sistema educacional brasileiro. Portanto, mais do que discutir os conceitos da educação inclusiva, é importante vivenciá-la, saindo das teorias disponibilizadas na legislação brasileira e colocando em prática no contexto educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID20768_TB8729_04102023223604.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAABE DE VASCONCELOS MARTINS" "autor_nome_curto" => "Raabe" "autor_email" => "vasconcelosraabe@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }