A evasão escolar está presente em todos os níveis da educação brasileira e não é possível dissociá-la da realidade social que é produzida historicamente pelo próprio homem. A universalização da educação básica ainda não é uma realidade para todos os brasileiros e o acesso e permanência são problemas reais nesse contexto. Apesar de algumas medidas governamentais para a redução da evasão escolar, as políticas públicas existentes ainda se mostram pouco eficientes para garantir a permanência do aluno na escola. Nesse viés, as questões sociais que perpassam a vida do aluno contribuem diretamente para o fracasso escolar de milhares de brasileiros, e isso é perceptível ao se verificar que as classes desfavorecidas amargam maior percentual de desistência. Para tanto, a coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica, documental e observação direta com a confecção de diário de campo. Os dados foram analisados à luz da análise textual discursiva- ATD. Assim, percebe-se que as expressões da questão social influenciam no processo de evasão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Campus Manaus-Centro e por mais que existam ações de Assistência Estudantil nem sempre elas conseguem comportar toda a dinâmica que permeia a vida dos alunos, especialmente no que diz respeito aos fatores socioeconômicos.