A UTILIZAÇÃO DO “MUSEU VIVO” COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
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Desse modo, o presente trabalho tem por principal objetivo discutir a utilização do “museu vivo”, enquanto instrumento capaz de realizar a compreensão do aluno, no tocante à produção histórica da memória, através dos museus. Neste sentido, partimos do seguinte questionamento: Como o professor de História pode aproximar a produção e construção da memória à realidade cotidiana de seus alunos? Com relação à fundamentação teórica, partimos inicialmente da discussão realizada pelo historiador Jacques Le Goff que em sua obra “História e Memória”, considera o calendário como instrumento essencial utilizado pelas sociedades para “domesticar” o tempo natural, preservando a memória coletiva. Além disso, estabelecemos um diálogo com a autora Lilia Moritz Schwarcz, quando nos mostra que os museus nacionais são utilizados pelas sociedades contemporâneas, enquanto monumentos de lembrança, para recuperar a memória das nações. 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Por fim, na terceira etapa os alunos deveriam criar seu próprio museu, trazendo para a sala de aula uma caixa de papelão, contendo um conjunto de objetos que fizeram e fazem parte de sua história até hoje. Durante a experiência da criação do “museu vivo”, percebemos que essa atividade possibilitou conhecer um pouco da história de vida de cada aluno, visto que, os alunos passaram a compartilhar experiências pessoais com os colegas, mostrando cada objeto que haviam trazido e explicando a importância desses objetos em sua trajetória de vida. Além disso, foi possível perceber a importância que os museus possuem atualmente em nossa sociedade, enquanto um espaço responsável por preservar o nosso patrimônio histórico e cultural." 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