O presente artigo tem como proposta analisar a utilização do esporte como ferramenta de socialização e educação além de sua importância na redução da quantidade de crianças e adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social e o esporte no combate à evasão e a reprovação escolar e no enfrentamento ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Além da importância como perspectiva de inclusão social abrindo outros caminhos além daqueles oferecidos pela “rua”, assim como permitindo pontuar a importância desse setor não só como atividade de lazer, mas também como uma atividade de ensino e mudança, trabalhando o basquetebol com crianças e adolescentes através da FUNDAÇÃO IVILLY KAYANE BASQUETE CRATEÚS fortalecendo a prática esportiva, a socialização e a defesa dos direitos humanos, da assistência social, da cultura, da educação e da solidariedade. A metodologia constituiu-se inicialmente no levantamento bibliográfico sobre o tema, corroborando com os autores, Guedes (2006), Lahire (2008), Gonçalves (2003), entre outros, além de leis referentes ao tema, bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Como também caminhando para uma pesquisa de campo realizada na quadra de modalidade olímpica 3x3 criada totalmente pelos integrantes da entidade cujo mesmo se tornou um ponto turístico da cidade e um ponto de encontro da comunidade onde foi realizado uma entrevista semiestruturada e coleta de dados a partir de uma produção textual explanando a importância do basquete e da Fundação (FIKBC) na vida dos entrevistados, sendo eles o presidente da entidade e os 50 alunos assistidos pela mesma. Neste sentido que este estudo se torna relevante, pois foi possível perceber a mudança significativa que tal projeto social tem na educação cidadã e na educação não formal, ofertando o esporte como meio de cidadania, estruturando a fundação esportiva a fim de oferecer prática de reflexão, para formar e transformar.