Esta pesquisa visa contribuir para a formação integral de alunas e alunos do curso Técnico de Nível Médio em Edificações, do Instituto Federal de Alagoas IFAL, Campus Coruripe. Constitui-se como um estudo de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, cujos instrumentos de análise de dados incluem aplicação de questionários e análise documental centrada no projeto pedagógico (PPC) do referido curso. Os participantes da pesquisa são discentes do terceiro ano do curso, bem como todos os docentes efetivos que ministram ou ministraram aulas neste curso. A pesquisa culminará com uma ação, a produção de um e- Book, cujo conteúdo serão atividades que contribuirão para o desenvolvimento da formação integral de alunos do ensino médio integrado ao ensino técnico. Esse produto, um e-Book, deverá conter atividades e/ou sequências didáticas que podem ser utilizadas nos diversos componentes curriculares, não apenas nos cursos de Edificações, mas em outros cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. As atividades e/ou sequencias didáticas terão como base textos de diferentes áreas do conhecimento, em diferentes gêneros textuais. Para cada texto, diferentes atividades propostas as quais contribuirão para o desenvolvimento da formação humana integral. Este tipo de ensino desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de um indivíduo e em sua formação como cidadão íntegro, gerando grande influência em todas as áreas de sua vida, promovendo assim o progresso de uma sociedade mais equitativa e justa.