Atualmente, a busca por metodologias mais dinâmicas em sala de aula vêm se tornando cada vez mais comum, fazendo com que as aulas de campo, que por muito tempo estiveram como as principais metodologias utilizadas por professores, passassem a ficar monótonas e desinteressantes aos estudantes. Por outro lado, o turismo vem tornando-se cada vez mais específico, sobretudo, no que refere-se ao espaço geográfico do destino e o serviço no qual o turista investirá o seu dinheiro. O enfoque agora se dá também na experiência da viagem como um todo. Dessa forma, o presente trabalho abordará o caso da comunidade rural Serra Verde na zona rural de Ingá-PB, como uma potencialidade para turismo rural sendo a preservação ambiental uma estratégia para o desenvolvimento tendo as aulas de campo do turismo pedagógico o principal emissor de visitantes, destacando-se a proposta de elaboração de um roteiro turístico como recurso didático que contribua com o trabalho do professor que por meio desse roteiro, do condutor local e da comunidade possa identificar as principais características geoambientais da localidade e uma forma de desenvolver a prática do turismo rural focado na preservação da biodiversidade local, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem do componente curricular de geografia.