Durante o Ensino Remoto Emergencial, sistema adotado pelas instituições educacionais de nível Básico e Superior no Brasil durante as exigências de distanciamento social impostas pela pandemia da COVID-19, os termos síncrono e assíncrono se tornaram recorrentes nos meios escolares. Esses modelos de comunicação são distintos e complementares. Enquanto o síncrono envolve interação em tempo real, a comunicação assíncrona envolve a emissão de mensagens, de modo que as pessoas podem interagir de acordo com as disponibilidades estipuladas e por meio de uma plataforma virtual específica. Na Educação a distância, a ocorrência predominante é da comunicação assíncrona, porém, durante a pandemia, muitos cursos, ofertados na modalidade a distância, incorporaram o modelo síncrono como forma de estabelecer mais interação e vivacidade aos processos formativos. Nesse sentido, o presente texto tem como objetivo trazer apontamentos e reflexões acerca da ampliação dos usos da comunicação síncrona em um curso de Pedagogia EaD ofertado pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. O referido curso é ofertado em seis municípios-polo do interior de Minas Gerais e é organizado em uma plataforma moodle específica da universidade, pela qual são estabelecidas as atividades assíncronas. Além dessas, durante a pandemia e após o término desta, observou-se uma necessidade de manutenção de encontros síncronos, pelo teams, para atender a uma demanda requerida, sobretudo pelos (as) estudantes. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo, cujos procedimentos perpassaram pela revisão de literatura, pela qual buscou-se embasar em referenciais do campo da educação a distância, processos e atividades formativas síncronas em educação, análise documental e percepções de profissionais que atuam no curso. Nesse contexto, observa-se que as atividades assíncronas e síncronas se tornaram, juntas, possibilidades de potencializar e qualificar de forma positiva os espaços e processos formativos na EaD.