O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada em 2019 na disciplina de Políticas, Estado e Educação do curso de Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, em uma escola pública e do campo de um município do agreste setentrional de Pernambuco, cujo objetivo era analisar a implementação do programa Criança Alfabetizada no ciclo de alfabetização da escola. O programa havia sido recentemente adotado e implementado no segundo semestre de 2019, realizamos entrevistas com as professoras do ciclo de alfabetização para compreendê-lo a partir de quem trabalha com ele diariamente. Desenvolvemos o estudo traçando o perfil do programa e nuances de sua adesão nos municípios pernambucanos, apontamos características da escola lócus da pesquisa e sua cultura organizacional e fizemos um breve apanhado histórico das políticas pensadas para a alfabetização e a inserção do Criança Alfabetizada nesse meio. A pesquisa possibilitou conhecer o funcionamento do programa na escola e perceber se as políticas públicas lançadas, na época, pelo governo do estado estavam sendo bem efetivadas, bem como entender as melhorias trazidas para a alfabetização das crianças. A construção do trabalho retoma a pesquisa feita e estabelece relações com as novas propostas de políticas de alfabetização do governo federal em 2023, e pactos firmados com estados e municípios para erradicação do analfabetismo.