O presente trabalho abrange uma pesquisa situada no GT13 – Educação Matemática e objetiva dissertar sobre uma oficina pedagógica realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/campus IV, desenvolvida numa Escola Cidadã Integral da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, localizada na região do Vale do Mamanguape. Dialogamos em torno do seguinte problema de pesquisa: Como uma oficina pedagógica sobre medidas de tendência central contribui para a aprendizagem dos alunos do 3º ano do Ensino Médio? Os fundamentos teórico-metodológicos vinculam-se à literatura específica da Educação Matemática, a Base Nacional Comum Curricular e à pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A oficina foi desenvolvida em três turmas de 3º ano do Ensino Médio em horários diferentes e versou sobre média aritmética e ponderada, moda e mediana. No primeiro momento, apresentamos uma situação contendo dados estatísticos referente a preferência de determinado público, considerando a idade e gênero, acerca da contratação de bandas para uma festa. Essa situação foi problematizada e desencadeou os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de média (aritmética e ponderada), moda e mediana e outros conteúdos matemáticos. No segundo, manipulando cédulas de dinheiro, foi problematizado conceitos de ordenação crescente/decrescente e situações envolvendo cálculo das medidas de tendência central. Na terceira, abordamos a resolução de situações problemas. No quarto momento, utilizando a plataforma Kahoot, propomos uma gincana em grupos. Os principais resultados revelaram dificuldades de aprendizagem superadas pelos alunos, principalmente em média aritmética ponderada e mediana, com quantidade de elementos pares ao longo do processo, engajamento nas atividades e discussões sociais.