QUÍMICA AMBIENTAL - ÁGUA, VAMOS PRESERVAR PARA NÃO FALTAR
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10083 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 796 "inscrito_id" => 175 "titulo" => "QUÍMICA AMBIENTAL - ÁGUA, VAMOS PRESERVAR PARA NÃO FALTAR" "resumo" => "QUÍMICA AMBIENTAL – ÁGUA, VAMOS PRESERVAR PARA NÃO FALTAR!Coautora: Otaciana da Silva RomãoInstituição: EEEFM “Dr. Alfredo Pessoa de Lima”E-mail: otaciana.romao.2012@gmail.comRESUMO: Destinado à prática educativa de preservação da água, o presente trabalho foi aplicado de forma multidisciplinar nas turmas do Ensino Médio Inovador, mais especificamente nas aulas de macrocampo da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Alfredo Pessoa de Lima, Solânea/PB no período de Fevereiro a Outubro de 2014. Contextualiza em seus aspectos gerais, a problemática da água no mundo, no Brasil e em nossa região, tomando por área objeto de estudos a barragem de Canafístula II situada no Brejo paraibano. Com o objetivo de educar preventivamente, no sentido de evitar o uso inadequado da água e visando promover a educação para a preservação desse precioso líquido, utilizaram-se estratégias teóricas e práticas como análise de textos, documentários, vídeos, representações teatrais, musicalidade e dança com posteriores atividades de conscientização direcionadas as características comportamentais da comunidade escolar e da sociedade local. Verificou-se que, a água apesar de ser o líquido mais importante para a manutenção da vida, por constituir a substância inorgânica mais abundante em nosso corpo e ser o solvente indispensável para o metabolismo celular, é utilizada por todos nós de forma inadequada, tornando-se cada vez mais escassa na face da Terra. Contudo, conclui-se que, mediante a união da comunidade escolar, da sociedade em geral e ações governamentais em todas as esferas públicas, é possível sim, formar a cada momento cidadãos conscientes e capazes de preservar os recursos naturais, sobretudo os hídricos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ÁGUA, EDUCAÇÃO, PRESERVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_23_04_56_idinscrito_175_ffa032716dfc1744e48dd66cf6aed8f6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTACIANA DA SILVA ROMÃO" "autor_nome_curto" => "OTACIANA ROMÃO" "autor_email" => "otaciana.romao.2012@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10083 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 796 "inscrito_id" => 175 "titulo" => "QUÍMICA AMBIENTAL - ÁGUA, VAMOS PRESERVAR PARA NÃO FALTAR" "resumo" => "QUÍMICA AMBIENTAL – ÁGUA, VAMOS PRESERVAR PARA NÃO FALTAR!Coautora: Otaciana da Silva RomãoInstituição: EEEFM “Dr. Alfredo Pessoa de Lima”E-mail: otaciana.romao.2012@gmail.comRESUMO: Destinado à prática educativa de preservação da água, o presente trabalho foi aplicado de forma multidisciplinar nas turmas do Ensino Médio Inovador, mais especificamente nas aulas de macrocampo da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Alfredo Pessoa de Lima, Solânea/PB no período de Fevereiro a Outubro de 2014. Contextualiza em seus aspectos gerais, a problemática da água no mundo, no Brasil e em nossa região, tomando por área objeto de estudos a barragem de Canafístula II situada no Brejo paraibano. Com o objetivo de educar preventivamente, no sentido de evitar o uso inadequado da água e visando promover a educação para a preservação desse precioso líquido, utilizaram-se estratégias teóricas e práticas como análise de textos, documentários, vídeos, representações teatrais, musicalidade e dança com posteriores atividades de conscientização direcionadas as características comportamentais da comunidade escolar e da sociedade local. Verificou-se que, a água apesar de ser o líquido mais importante para a manutenção da vida, por constituir a substância inorgânica mais abundante em nosso corpo e ser o solvente indispensável para o metabolismo celular, é utilizada por todos nós de forma inadequada, tornando-se cada vez mais escassa na face da Terra. Contudo, conclui-se que, mediante a união da comunidade escolar, da sociedade em geral e ações governamentais em todas as esferas públicas, é possível sim, formar a cada momento cidadãos conscientes e capazes de preservar os recursos naturais, sobretudo os hídricos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ÁGUA, EDUCAÇÃO, PRESERVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_23_04_56_idinscrito_175_ffa032716dfc1744e48dd66cf6aed8f6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTACIANA DA SILVA ROMÃO" "autor_nome_curto" => "OTACIANA ROMÃO" "autor_email" => "otaciana.romao.2012@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }