Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

QUÍMICA AMBIENTAL - ÁGUA, VAMOS PRESERVAR PARA NÃO FALTAR

Palavra-chaves: ÁGUA, EDUCAÇÃO, PRESERVAÇÃO Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10083
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 796
    "inscrito_id" => 175
    "titulo" => "QUÍMICA AMBIENTAL - ÁGUA, VAMOS PRESERVAR PARA NÃO FALTAR"
    "resumo" => "QUÍMICA AMBIENTAL – ÁGUA, VAMOS PRESERVAR PARA NÃO FALTAR!Coautora: Otaciana da Silva RomãoInstituição: EEEFM “Dr. Alfredo Pessoa de Lima”E-mail: otaciana.romao.2012@gmail.comRESUMO: Destinado à prática educativa de preservação da água, o presente trabalho foi aplicado de forma multidisciplinar nas turmas do Ensino Médio Inovador, mais especificamente nas aulas de macrocampo da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Alfredo Pessoa de Lima, Solânea/PB no período de Fevereiro a Outubro de 2014. Contextualiza em seus aspectos gerais, a problemática da água no mundo, no Brasil e em nossa região, tomando por área objeto de estudos a barragem de Canafístula II situada no Brejo paraibano. Com o objetivo de educar preventivamente, no sentido de evitar o uso inadequado da água e visando promover a educação para a preservação desse precioso líquido, utilizaram-se estratégias teóricas e práticas como análise de textos, documentários, vídeos, representações teatrais, musicalidade e dança com posteriores atividades de conscientização direcionadas as características comportamentais da comunidade escolar e da sociedade local. Verificou-se que, a água apesar de ser o líquido mais importante para a manutenção da vida, por constituir a substância inorgânica mais abundante em nosso corpo e ser o solvente indispensável para o metabolismo celular, é utilizada por todos nós de forma inadequada, tornando-se cada vez mais escassa na face da Terra. Contudo, conclui-se que, mediante a união da comunidade escolar, da sociedade em geral e ações governamentais em todas as esferas públicas, é possível sim, formar a cada momento cidadãos conscientes e capazes de preservar os recursos naturais, sobretudo os hídricos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ÁGUA, EDUCAÇÃO, PRESERVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_23_04_56_idinscrito_175_ffa032716dfc1744e48dd66cf6aed8f6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTACIANA DA SILVA ROMÃO"
    "autor_nome_curto" => "OTACIANA ROMÃO"
    "autor_email" => "otaciana.romao.2012@gmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10083
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 796
    "inscrito_id" => 175
    "titulo" => "QUÍMICA AMBIENTAL - ÁGUA, VAMOS PRESERVAR PARA NÃO FALTAR"
    "resumo" => "QUÍMICA AMBIENTAL – ÁGUA, VAMOS PRESERVAR PARA NÃO FALTAR!Coautora: Otaciana da Silva RomãoInstituição: EEEFM “Dr. Alfredo Pessoa de Lima”E-mail: otaciana.romao.2012@gmail.comRESUMO: Destinado à prática educativa de preservação da água, o presente trabalho foi aplicado de forma multidisciplinar nas turmas do Ensino Médio Inovador, mais especificamente nas aulas de macrocampo da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Alfredo Pessoa de Lima, Solânea/PB no período de Fevereiro a Outubro de 2014. Contextualiza em seus aspectos gerais, a problemática da água no mundo, no Brasil e em nossa região, tomando por área objeto de estudos a barragem de Canafístula II situada no Brejo paraibano. Com o objetivo de educar preventivamente, no sentido de evitar o uso inadequado da água e visando promover a educação para a preservação desse precioso líquido, utilizaram-se estratégias teóricas e práticas como análise de textos, documentários, vídeos, representações teatrais, musicalidade e dança com posteriores atividades de conscientização direcionadas as características comportamentais da comunidade escolar e da sociedade local. Verificou-se que, a água apesar de ser o líquido mais importante para a manutenção da vida, por constituir a substância inorgânica mais abundante em nosso corpo e ser o solvente indispensável para o metabolismo celular, é utilizada por todos nós de forma inadequada, tornando-se cada vez mais escassa na face da Terra. Contudo, conclui-se que, mediante a união da comunidade escolar, da sociedade em geral e ações governamentais em todas as esferas públicas, é possível sim, formar a cada momento cidadãos conscientes e capazes de preservar os recursos naturais, sobretudo os hídricos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ÁGUA, EDUCAÇÃO, PRESERVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_23_04_56_idinscrito_175_ffa032716dfc1744e48dd66cf6aed8f6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTACIANA DA SILVA ROMÃO"
    "autor_nome_curto" => "OTACIANA ROMÃO"
    "autor_email" => "otaciana.romao.2012@gmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

QUÍMICA AMBIENTAL – ÁGUA, VAMOS PRESERVAR PARA NÃO FALTAR!Coautora: Otaciana da Silva RomãoInstituição: EEEFM “Dr. Alfredo Pessoa de Lima”E-mail: otaciana.romao.2012@gmail.comRESUMO: Destinado à prática educativa de preservação da água, o presente trabalho foi aplicado de forma multidisciplinar nas turmas do Ensino Médio Inovador, mais especificamente nas aulas de macrocampo da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Alfredo Pessoa de Lima, Solânea/PB no período de Fevereiro a Outubro de 2014. Contextualiza em seus aspectos gerais, a problemática da água no mundo, no Brasil e em nossa região, tomando por área objeto de estudos a barragem de Canafístula II situada no Brejo paraibano. Com o objetivo de educar preventivamente, no sentido de evitar o uso inadequado da água e visando promover a educação para a preservação desse precioso líquido, utilizaram-se estratégias teóricas e práticas como análise de textos, documentários, vídeos, representações teatrais, musicalidade e dança com posteriores atividades de conscientização direcionadas as características comportamentais da comunidade escolar e da sociedade local. Verificou-se que, a água apesar de ser o líquido mais importante para a manutenção da vida, por constituir a substância inorgânica mais abundante em nosso corpo e ser o solvente indispensável para o metabolismo celular, é utilizada por todos nós de forma inadequada, tornando-se cada vez mais escassa na face da Terra. Contudo, conclui-se que, mediante a união da comunidade escolar, da sociedade em geral e ações governamentais em todas as esferas públicas, é possível sim, formar a cada momento cidadãos conscientes e capazes de preservar os recursos naturais, sobretudo os hídricos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.