Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

Visualizações: 181
QUÍMICA AMBIENTAL - ÁGUA, VAMOS PRESERVAR PARA NÃO FALTAR

Palavra-chaves: ÁGUA, EDUCAÇÃO, PRESERVAÇÃO Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica

Resumo

QUÍMICA AMBIENTAL – ÁGUA, VAMOS PRESERVAR PARA NÃO FALTAR!Coautora: Otaciana da Silva RomãoInstituição: EEEFM “Dr. Alfredo Pessoa de Lima”E-mail: otaciana.romao.2012@gmail.comRESUMO: Destinado à prática educativa de preservação da água, o presente trabalho foi aplicado de forma multidisciplinar nas turmas do Ensino Médio Inovador, mais especificamente nas aulas de macrocampo da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Alfredo Pessoa de Lima, Solânea/PB no período de Fevereiro a Outubro de 2014. Contextualiza em seus aspectos gerais, a problemática da água no mundo, no Brasil e em nossa região, tomando por área objeto de estudos a barragem de Canafístula II situada no Brejo paraibano. Com o objetivo de educar preventivamente, no sentido de evitar o uso inadequado da água e visando promover a educação para a preservação desse precioso líquido, utilizaram-se estratégias teóricas e práticas como análise de textos, documentários, vídeos, representações teatrais, musicalidade e dança com posteriores atividades de conscientização direcionadas as características comportamentais da comunidade escolar e da sociedade local. Verificou-se que, a água apesar de ser o líquido mais importante para a manutenção da vida, por constituir a substância inorgânica mais abundante em nosso corpo e ser o solvente indispensável para o metabolismo celular, é utilizada por todos nós de forma inadequada, tornando-se cada vez mais escassa na face da Terra. Contudo, conclui-se que, mediante a união da comunidade escolar, da sociedade em geral e ações governamentais em todas as esferas públicas, é possível sim, formar a cada momento cidadãos conscientes e capazes de preservar os recursos naturais, sobretudo os hídricos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.