A promoção de uma educação de qualidade depende fundamentalmente da formação continuada de professores, para que estes adaptem suas práticas pedagógicas às necessidades do contexto educacional em que atuam, sendo uma figura central de conexão entre educandos e escola. No entanto, muitas formações continuadas são genéricas e distantes da realidade dos docentes, o que dificulta a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para superar esse desafio, é importante que os professores participem ativamente na preparação das formações, garantindo que o conteúdo esteja alinhado com suas necessidades e contexto específico. Desse modo, o presente estudo se propôs a colocar o docente no papel de formador, tendo como base os Eixos Descritores do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco – SAEPE, onde o professor participante compartilha com os demais professores a sua prática pedagógica, tomando como base a temática solicitada pela equipe pedagógica, apresentando em slides a sua proposta, assim como o aperfeiçoamento do planejamento docente para a prática educativa. Assim, este estudo tem por objetivo a análise da participação do corpo docente de uma escola pública de ensino médio do estado de Pernambuco no processo da formação continuada em período remoto, ocorrido durante a pandemia de covid-19. Os docentes, ao compartilharem suas experiências e aprimorarem o planejamento educativo, conseguiram relacionar teoria e prática de maneira mais eficiente. Como resultado, observou-se uma melhoria significativa no processo educacional. É essencial repensar a formação continuada, alinhando-a às necessidades dos docentes, aprimorando o sistema de ensino. Os educadores devem ter papel ativo, definindo temas e desenvolvendo formações para garantir a relevância dos conhecimentos. Promover uma educação de qualidade exige parceria com os professores, valorizando suas experiências e garantindo oportunidades constantes de aprendizado, acompanhando as mudanças sociais.