Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS ETNOMATEMÁTICAS (CULTURAS, TÉCNICAS E CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS) QUE SE EVIDENCIAM NA ABORDAGEM EDUCACIONAL DESENVOLVIDA COM JOGOS EM SALA DE AULA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96049
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1838
    "inscrito_id" => 4285
    "titulo" => "AS ETNOMATEMÁTICAS (CULTURAS, TÉCNICAS E CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS) QUE SE EVIDENCIAM NA ABORDAGEM EDUCACIONAL DESENVOLVIDA COM JOGOS EM SALA DE AULA."
    "resumo" => "Esta pesquisa objetivou analisar as proposições mais significativas relativas a Etnomatemática com o intuito de compreender: como a Etnomatemática se faz presente nos trabalhos desenvolvidos com jogos matemáticos nas atividades pedagógicas? Para tanto, realiza-se uma pesquisa de natureza qualitativa com caráter bibliográfico, analisando dados sob uma perspectiva de Análise de Conteúdo. Este movimento investigativo nos legou a constituição de três Núcleos de Compreensão: A Etnomatemática evidenciada em jogos e propostas pedagógicas de culturas distintas; A Etnomatemática como redirecionamento de propostas pedagógicas por meio do ensino lúdico; A Etnomatemática presente em jogos digitais. Ao constatarmos a ausência da Etnomatemática na prática docente, percebemos que estes núcleos, quando interceptados, evidenciam o fazer Etnomatemática em sala de aula não somente constituindo conhecimentos matemáticos, mas também construindo uma postura mais ampla que transcende a Matemática, resguardando o respeito ao outro, às diferentes culturas e a coabitação de etnias. Nota-se então que Etnomatemática é a busca das diferentes técnicas de ensino que usam a Matemática pertencente a diversas culturas e povos contribuindo ao longo do tempo para a construção das diversas matemáticas. Em decorrência disso, é necessário que os professores não utilizem somente da Matemática Ocidental, mas que voltem o olhar etnomatemático para a sala de aula, buscando práticas de ensino que auxiliem o aluno e o educador nesse processo novo, criativo e didático de ensinar. Nessa conjuntura, conhecer as diferentes culturas matemáticas nos submete a ter uma pequena noção para a definição do que seja a Etnomatemática, diante disso, a História da Matemática que depende da Matemática se faz essencial no estudo abordado nesta pesquisa, justamente porque é da base que começamos a construção, uma vez que enfatizamos ao leitor a necessidade de conhecer ou pesquisar as diferentes culturas matemáticas ao longo do tempo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4285_TB1838_02102023180421.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEIDSON FILADELFO DIMARANES"
    "autor_nome_curto" => "GLEIDSON"
    "autor_email" => "gleidsondimaranes.2019000"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96049
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1838
    "inscrito_id" => 4285
    "titulo" => "AS ETNOMATEMÁTICAS (CULTURAS, TÉCNICAS E CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS) QUE SE EVIDENCIAM NA ABORDAGEM EDUCACIONAL DESENVOLVIDA COM JOGOS EM SALA DE AULA."
    "resumo" => "Esta pesquisa objetivou analisar as proposições mais significativas relativas a Etnomatemática com o intuito de compreender: como a Etnomatemática se faz presente nos trabalhos desenvolvidos com jogos matemáticos nas atividades pedagógicas? Para tanto, realiza-se uma pesquisa de natureza qualitativa com caráter bibliográfico, analisando dados sob uma perspectiva de Análise de Conteúdo. Este movimento investigativo nos legou a constituição de três Núcleos de Compreensão: A Etnomatemática evidenciada em jogos e propostas pedagógicas de culturas distintas; A Etnomatemática como redirecionamento de propostas pedagógicas por meio do ensino lúdico; A Etnomatemática presente em jogos digitais. Ao constatarmos a ausência da Etnomatemática na prática docente, percebemos que estes núcleos, quando interceptados, evidenciam o fazer Etnomatemática em sala de aula não somente constituindo conhecimentos matemáticos, mas também construindo uma postura mais ampla que transcende a Matemática, resguardando o respeito ao outro, às diferentes culturas e a coabitação de etnias. Nota-se então que Etnomatemática é a busca das diferentes técnicas de ensino que usam a Matemática pertencente a diversas culturas e povos contribuindo ao longo do tempo para a construção das diversas matemáticas. Em decorrência disso, é necessário que os professores não utilizem somente da Matemática Ocidental, mas que voltem o olhar etnomatemático para a sala de aula, buscando práticas de ensino que auxiliem o aluno e o educador nesse processo novo, criativo e didático de ensinar. Nessa conjuntura, conhecer as diferentes culturas matemáticas nos submete a ter uma pequena noção para a definição do que seja a Etnomatemática, diante disso, a História da Matemática que depende da Matemática se faz essencial no estudo abordado nesta pesquisa, justamente porque é da base que começamos a construção, uma vez que enfatizamos ao leitor a necessidade de conhecer ou pesquisar as diferentes culturas matemáticas ao longo do tempo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4285_TB1838_02102023180421.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEIDSON FILADELFO DIMARANES"
    "autor_nome_curto" => "GLEIDSON"
    "autor_email" => "gleidsondimaranes.2019000"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar as proposições mais significativas relativas a Etnomatemática com o intuito de compreender: como a Etnomatemática se faz presente nos trabalhos desenvolvidos com jogos matemáticos nas atividades pedagógicas? Para tanto, realiza-se uma pesquisa de natureza qualitativa com caráter bibliográfico, analisando dados sob uma perspectiva de Análise de Conteúdo. Este movimento investigativo nos legou a constituição de três Núcleos de Compreensão: A Etnomatemática evidenciada em jogos e propostas pedagógicas de culturas distintas; A Etnomatemática como redirecionamento de propostas pedagógicas por meio do ensino lúdico; A Etnomatemática presente em jogos digitais. Ao constatarmos a ausência da Etnomatemática na prática docente, percebemos que estes núcleos, quando interceptados, evidenciam o fazer Etnomatemática em sala de aula não somente constituindo conhecimentos matemáticos, mas também construindo uma postura mais ampla que transcende a Matemática, resguardando o respeito ao outro, às diferentes culturas e a coabitação de etnias. Nota-se então que Etnomatemática é a busca das diferentes técnicas de ensino que usam a Matemática pertencente a diversas culturas e povos contribuindo ao longo do tempo para a construção das diversas matemáticas. Em decorrência disso, é necessário que os professores não utilizem somente da Matemática Ocidental, mas que voltem o olhar etnomatemático para a sala de aula, buscando práticas de ensino que auxiliem o aluno e o educador nesse processo novo, criativo e didático de ensinar. Nessa conjuntura, conhecer as diferentes culturas matemáticas nos submete a ter uma pequena noção para a definição do que seja a Etnomatemática, diante disso, a História da Matemática que depende da Matemática se faz essencial no estudo abordado nesta pesquisa, justamente porque é da base que começamos a construção, uma vez que enfatizamos ao leitor a necessidade de conhecer ou pesquisar as diferentes culturas matemáticas ao longo do tempo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.