Esta pesquisa objetivou analisar as proposições mais significativas relativas a Etnomatemática com o intuito de compreender: como a Etnomatemática se faz presente nos trabalhos desenvolvidos com jogos matemáticos nas atividades pedagógicas? Para tanto, realiza-se uma pesquisa de natureza qualitativa com caráter bibliográfico, analisando dados sob uma perspectiva de Análise de Conteúdo. Este movimento investigativo nos legou a constituição de três Núcleos de Compreensão: A Etnomatemática evidenciada em jogos e propostas pedagógicas de culturas distintas; A Etnomatemática como redirecionamento de propostas pedagógicas por meio do ensino lúdico; A Etnomatemática presente em jogos digitais. Ao constatarmos a ausência da Etnomatemática na prática docente, percebemos que estes núcleos, quando interceptados, evidenciam o fazer Etnomatemática em sala de aula não somente constituindo conhecimentos matemáticos, mas também construindo uma postura mais ampla que transcende a Matemática, resguardando o respeito ao outro, às diferentes culturas e a coabitação de etnias. Nota-se então que Etnomatemática é a busca das diferentes técnicas de ensino que usam a Matemática pertencente a diversas culturas e povos contribuindo ao longo do tempo para a construção das diversas matemáticas. Em decorrência disso, é necessário que os professores não utilizem somente da Matemática Ocidental, mas que voltem o olhar etnomatemático para a sala de aula, buscando práticas de ensino que auxiliem o aluno e o educador nesse processo novo, criativo e didático de ensinar. Nessa conjuntura, conhecer as diferentes culturas matemáticas nos submete a ter uma pequena noção para a definição do que seja a Etnomatemática, diante disso, a História da Matemática que depende da Matemática se faz essencial no estudo abordado nesta pesquisa, justamente porque é da base que começamos a construção, uma vez que enfatizamos ao leitor a necessidade de conhecer ou pesquisar as diferentes culturas matemáticas ao longo do tempo.