A temática do presente trabalho versa sobre os reflexos da pandemia da covid-19 frente aos processos das dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental, sua relevância consiste na compreensão das estratégias que o sistema educacional tem utilizado para garantir o direito à educação, frente aos desafios enfrentados pelo ensino remoto, como se deu no período da pandemia da COVID- 19. Assim sendo, surge a questão que se deseja investigar: Quais os impactos da pandemia da COVID-19 frente aos processos das dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental? O fio condutor desse estudo tem como objetivo geral analisar as implicações do ensino remoto no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental, mais especificamente, pesquisar os impactos do ensino na modalidade remota no período de isolamento social, conhecer as dificuldades de uso e acesso das tecnologias de informação pelos professores e estudantes e por fim, identificar os fatores que dificultaram a aprendizagem na modalidade de aulas remotas. Para tanto, a presente pesquisa fundamenta-se principalmente nas ideias de Baldin (2020), Faim (2021), Costa et.al. (2021), Souza (2022). Para efeito da análise empreendida neste trabalho, esta pesquisa se caracteriza mediante uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica e os procedimentos metodológicos para a coleta, análise e discussão dos dados, envolvem a pesquisa documental, utilizando documentos como a Constituição Federal (1988) e a LDB (1996) para fundamentação da pesquisa. Como resultados esperados, verifica-se que mesmo passado o momento crítico da pandemia, ainda são perceptíveis seus reflexos no cenário educacional, desde as sequelas emocionais, físicas, assim como também educacionais.