É urgente a necessidade da humanidade respeitar a casa mãe que habita e sua biodiversidade. Precisamos entender que respeitar não é tolerar, não dá mais para tolerar que crianças respirem ar poluído, ingiram água imprópria para o consumo, não desenvolvam adequadamente as habilidades motoras por não terem espaços brincantes ao ar livre com uma natureza verde que a conecte com a sua origem. Sendo assim, faz-se necessário que a escola perceba a questão ambiental por outra perspectiva, compreenda esse meio ambiente como a casa comum que acolhe toda a humanidade. É imperativo que a escola, construa um outro olhar para o respeito e cuidado com o meio ambiente e o perceba de modo holístico, tomando consciência de que nós humanos somos parte desse meio, dependemos do equilíbrio dele para vivermos. Nessa perspectiva, surge esse estudo como resultado das ações do projeto didático “Pachamama: eu cuido, você cuida e juntos construímos um mundo melhor”, tendo como objetivo despertar na comunidade escolar a formação de uma consciência para o cuidado (BOFF, 199) e o respeito com o Planeta Terra e todas as formas de vida existentes nele, desenvolvido pelas EMEIs/Escolas com turmas de Educação Infantil do Município de Juazeiro-BA, colocando as crianças como protagonistas do processo. O artigo em tela, traz como referência, Conh (2005), Gadotti (2001, 2010), Martins (2016), Guimarães (2004), Maturana (2021), Chizzoti (2006) entre outros/es. O trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa qualitativa, tendo como metodologia a pesquisa – ação. Após a execução das ações planejadas conseguimos promover a escuta das reivindicações das crianças pelas autoridades municipais, o desemparedamento da escola, colocando as crianças em contato com a natureza e a proposta de criação de políticas públicas de proteção ao meio ambiente a exemplo da proibição do uso de EVA nas escolas do município.