O presente trabalho faz uma abordagem da aplicabilidade de Programas Educacionais complementares objetivando considerar os estudantes sob uma dimensão de integralidade. No ano de 2023 a Secretaria Municipal de Educação de Rio Largo lança uma série de programas complementares, que objetivam ampliar tempos, espaços e oportunidades de aprendizagem, visando à formação integral das crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados nas unidades de ensino, atendendo a aspectos cognitivos, político-sociais, ético-culturais e afetivos, propõe para o ano letivo de 2023. Os programas educacionais complementares, como o próprio nome já diz, complementam a formação do estudante para enfrentamento de desafios postos na sociedade, transitam por caminhos em que os componentes curriculares por si só e trabalhados de forma isolada não permitem, tornando-se um importante diferencial na proposta curricular ofertada para as escolas, o que contribui para a melhoria da aprendizagem e visão de mundo para exercício da cidadania. O aporte teórico utilizado para construção deste trabalho fundamenta-se nas pesquisas de Coelho (2009), Silva (2007) e na organização proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como proposta metodológica será realizado uma análise acerca da execução destes programas, que no Plano de Gestão da Rede apresenta-se da seguinte forma: programas comuns a todas as escolas, como Arte e Cultura na Escola, Escola que Protege e Esporte na Escola, e programas que fazem parte da matriz curricular da Rede de Ensino e se adequarão à realidade das escolas, a saber: Educação Financeira, Inovação e Tecnologia, Conectando ao Meio Ambiente e Aprendendo com o Trânsito.