Esse escrito consiste de um trabalho de Iniciação científica com foco no ensino e inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A princípio, os objetivos específicos para este trabalho são: “(1) Conhecer e discutir as estratégias usadas para inclusão do aluno com TEA e os limites que se apresentam a esta prática de inclusão; (2) Analisar as concepções dos professores/monitores da sala de aula regular e dos especialistas da Sala de Atendimento Educacional Especializado sobre a inclusão do aluno com TEA." Para além desses objetivos, também foi discutida a necessidade de capacitação de professores e acompanhantes com profissionais qualificados visando a melhoria no processo de ensino, trazendo resultados significativos. Previamente fora feito um levantamento bibliográfico, para compreender como estavam as publicações de artigos relacionados com a temática principal, posteriormente foram levantados dados que trouxessem informações da legislação vigente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, seus direitos básicos à saúde, educação, lazer e afins. Após o levantamento bibliográfico, foi iniciada uma pesquisa de campo em um município do Estado de Alagoas - Matriz de Camaragibe -, algumas escolas foram entrevistadas. Metodologicamente, adotamos a entrevista semiestruturada em questionários objetivos realizada com o diretor da escola e com os professores de ensino regular, todo o trabalho seguiu em caráter sigiloso/confidencial. Os resultados mostram que grande parte dos docentes apresentam lacunas de conhecimento sobre esse transtorno, além de várias dificuldades, como elaboração do plano de desenvolvimento individual e desenvolvimento de intervenções Pedagógicas. Ficou claro também que, a gestão escolar em si necessita de profissionais qualificados para fornecer capacitação de qualidade para toda a comunidade docente.