SINGULARIDADES DO PENSAR E AGIR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROGRAMA PIBID/FAPESQ/UEPB/CH DE GEOGRAFIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95579 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1233 "inscrito_id" => 10922 "titulo" => "SINGULARIDADES DO PENSAR E AGIR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROGRAMA PIBID/FAPESQ/UEPB/CH DE GEOGRAFIA" "resumo" => "A formação de professores requer dedicação, pesquisa, valorização dos saberes, trocas de conhecimentos entre universidade e escola, dentre outras práxis educativas. A docência exige dos professores uma consciência permanentemente baseada na reflexividade de suas práticas, problematizando-as diante da realidade educacional na qual a escola está inserida. Com essa intenção, essa pesquisa busca demostrar a importância de Políticas Educacionais para a formação de professores, como exemplo: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/FAPESq, contemplando a Universidade Estadual da Paraíba e escolas públicas do Estado. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e participativa. Por meio do PIBID/UEPB/FAPESq de Geografia observamos que a universidade e demais instituições de ensino (escolas públicas) precisam continuar trocando informações, o que é extremamente relevante para a formação continuada e inicial de professores, além de ressignificar o ensino e aprendizagem, sobretudo em Geografia. Antes de mais nada, a educação rompe barreiras e muda o mundo e as pessoas, promovendo uma verdadeira cidadania. Com isso, estudantes e professores são cidadãos de um território, de um lugar, de uma paisagem, e de um espaço. A partir do PIBID buscamos romper com as propostas pedagógicas prontas e tradicionalista, uma vez que o grupo que representa o Programa no curso de Geografia do Centro de Humanidades da UEPB (Guarabira) construiu proposições alternativas para a formação de professores; ampliando a capacidade de pensar e agir entre os seus pares. Portanto, formar professores é permear entre múltiplas racionalidades, espacialidades e temporalidade, tendo em vista que a formação docente é marcada por vivências em vários espaços e tempos no qual é necessário que o professor se sinta sujeito da ação educativa e busque com essa condição torna o outro, no caso o discente um sujeito crítico e emancipado. ," "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10922_TB1233_04102023215009.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "julianageoch@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95579 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1233 "inscrito_id" => 10922 "titulo" => "SINGULARIDADES DO PENSAR E AGIR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROGRAMA PIBID/FAPESQ/UEPB/CH DE GEOGRAFIA" "resumo" => "A formação de professores requer dedicação, pesquisa, valorização dos saberes, trocas de conhecimentos entre universidade e escola, dentre outras práxis educativas. A docência exige dos professores uma consciência permanentemente baseada na reflexividade de suas práticas, problematizando-as diante da realidade educacional na qual a escola está inserida. Com essa intenção, essa pesquisa busca demostrar a importância de Políticas Educacionais para a formação de professores, como exemplo: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/FAPESq, contemplando a Universidade Estadual da Paraíba e escolas públicas do Estado. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e participativa. Por meio do PIBID/UEPB/FAPESq de Geografia observamos que a universidade e demais instituições de ensino (escolas públicas) precisam continuar trocando informações, o que é extremamente relevante para a formação continuada e inicial de professores, além de ressignificar o ensino e aprendizagem, sobretudo em Geografia. Antes de mais nada, a educação rompe barreiras e muda o mundo e as pessoas, promovendo uma verdadeira cidadania. Com isso, estudantes e professores são cidadãos de um território, de um lugar, de uma paisagem, e de um espaço. A partir do PIBID buscamos romper com as propostas pedagógicas prontas e tradicionalista, uma vez que o grupo que representa o Programa no curso de Geografia do Centro de Humanidades da UEPB (Guarabira) construiu proposições alternativas para a formação de professores; ampliando a capacidade de pensar e agir entre os seus pares. Portanto, formar professores é permear entre múltiplas racionalidades, espacialidades e temporalidade, tendo em vista que a formação docente é marcada por vivências em vários espaços e tempos no qual é necessário que o professor se sinta sujeito da ação educativa e busque com essa condição torna o outro, no caso o discente um sujeito crítico e emancipado. ," "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10922_TB1233_04102023215009.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "julianageoch@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }