Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SINGULARIDADES DO PENSAR E AGIR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROGRAMA PIBID/FAPESQ/UEPB/CH DE GEOGRAFIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A formação de professores requer dedicação, pesquisa, valorização dos saberes, trocas de conhecimentos entre universidade e escola, dentre outras práxis educativas. A docência exige dos professores uma consciência permanentemente baseada na reflexividade de suas práticas, problematizando-as diante da realidade educacional na qual a escola está inserida. Com essa intenção, essa pesquisa busca demostrar a importância de Políticas Educacionais para a formação de professores, como exemplo: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/FAPESq, contemplando a Universidade Estadual da Paraíba e escolas públicas do Estado. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e participativa. Por meio do PIBID/UEPB/FAPESq de Geografia observamos que a universidade e demais instituições de ensino (escolas públicas) precisam continuar trocando informações, o que é extremamente relevante para a formação continuada e inicial de professores, além de ressignificar o ensino e aprendizagem, sobretudo em Geografia. Antes de mais nada, a educação rompe barreiras e muda o mundo e as pessoas, promovendo uma verdadeira cidadania. Com isso, estudantes e professores são cidadãos de um território, de um lugar, de uma paisagem, e de um espaço. A partir do PIBID buscamos romper com as propostas pedagógicas prontas e tradicionalista, uma vez que o grupo que representa o Programa no curso de Geografia do Centro de Humanidades da UEPB (Guarabira) construiu proposições alternativas para a formação de professores; ampliando a capacidade de pensar e agir entre os seus pares. Portanto, formar professores é permear entre múltiplas racionalidades, espacialidades e temporalidade, tendo em vista que a formação docente é marcada por vivências em vários espaços e tempos no qual é necessário que o professor se sinta sujeito da ação educativa e busque com essa condição torna o outro, no caso o discente um sujeito crítico e emancipado. ,

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