Refletir sobre a escolarização dos discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é buscar possibilidades de viabilização e utilização de instrumentos de acompanhamentos e metodologias aplicadas, que potencialize as aprendizagens dos estudantes dentro da escola. A Educação Inclusiva traz um novo olhar para a escola, revisitando os meios de identificação das necessidades e criando mecanismos para a remoção de quaisquer barreiras. Para isso, há a necessidade de repensar as formas de interação entre todos os segmentos, o cotidiano escolar, sua estrutura, organização, projeto pedagógico, seus recursos didáticos, metodologias e estratégias de ensino. Nesta esteira, este trabalho faz apontamentos a respeito do processo de escolarização e tem com apresentar uma abordagem sobre o Plano Educacional Individualizado – PEI e Applied Behavior Analysis (Análise do Comportamento Aplicada) – ABA, para melhoria e desenvolvimento social e educacional dos estudantes autistas. A metodologia utilizada é pesquisa bibliográfica, no qual nos permitiram conhecer sobre algumas leis inclusivas, acervos disponibilizados em bibliotecas virtuais, artigos, livros impressos/digitais sobre o tema, onde diversos autores falam sobre a importância de práticas inclusivas e com resultados significativos no processo de ensino aprendizagem, cognição e desenvolvimento social do aluno no espectro autista, como BARBOSA e CARVALHO (2019). O ato de ensinar, vem acompanhado de vários circunstâncias, pois requer conhecimentos, habilidades, atribuições diversas e responsabilidades, principalmente com crianças com autismo, que demandam estratégias específicas para aprendizagem, a Educação Inclusiva, busca assim, ampliar discussões e estratégias de ensino aprendizado mais eficazes para o público-alvo que atende.