PEREIRA, Warlesson Lopes et al.. Leitura de imagem o verso do reverso. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95658>. Acesso em: 24/11/2024 07:02
A presença de imagens, figuras e ilustrações em livros didáticos de Ciências Naturais e Matemática deve garantir o pleno exercício da criatividade a partir da comparação dos conceitos científicos e artísticos provocando possibilidades de implicações socioeconômica, cultural, ambiental e tecnológica na construção do verso e reverso da imagem. Vasconcelos e Leão (2010, p. 2) afirmam o seguinte: o profissional em educação que utiliza em sua prática metodológica, recursos audiovisuais e do cotidiano dos alunos, permite que haja o incentivo a problematização de conceitos, satisfazendo as curiosidades dos alunos e necessidades reais ou imaginárias dos mesmos. Metodologicamente, o levantamento bibliográfico associado a pesquisa de campo, em seguida avaliar as concepções práticas pedagógica proposta pela pesquisa. O objetivo é demostrar que o livro didático é de fato um recurso didático-pedagógico na construção do conhecimento, capaz de subsidiar a (re)construção dos impactos na educação com uma postura adequada para o enfretamento de situações problemas impostos pela vida, promovendo novas alternativas para despertar a sensibilidade dos discentes, fazendo assim que ele passe de um agente passivo para um participante/atuante na arte do questionar o saber cientifico. No que diz respeito aos ganhos da pesquisa que reforçam a relevância das revisões sistemáticas de livros didáticos perpassando por Tecnologia, Ensino e Arte entrelaçando a perspectiva do Ensinar oferece um campo fértil que pode ser instrumento de apoio ao trabalho do docente e referência na formação de milhões de crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas e privadas. A proposta da intervenção didática apresentada reforçou que o livro didático precisa apresentar imagens de fácil compreensão e possiblidades interpretativas pra instigar o conhecer cientifico.