O plano de aula é uma das principais ferramentas pedagógicas e um documento onde o docente apresenta o que pretende realizar na aula ou em um determinado período de tempo. Porém nem todos os docentes o utilizam para refletir sobre as ações que desenvolvem em sala e redirecionar suas práticas. O nosso trabalho tem como objetivo analisar quais as principais características do plano de aula utilizado pelos docentes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio da cidade de Jaçanã-RN. Pretendemos também mostrar a importância desse instrumento, identificar e também explicar a sua estrutura. Com isso, durante um projeto de extensão, realizado no âmbito das atividades da disciplina de Planejamento da Educação, na UFCG-CES, campus Cuité; foi possível participar do planejamento pedagógico das escolas voluntárias, no qual houve uma conversa com as equipes pedagógicas sobre o projeto, além de também coletarmos os dados por meio da aplicação de um questionário nesses encontros pedagógicos. Com a participação e opinião de professoras e professores de variadas disciplinas, nosso estudo revelou alguns pontos considerados os mais importantes do plano de aula, como o objetivo; já que um planejamento de uma aula inicia-se com a escolha dos objetivos de aprendizagem. E também sobre as estratégias aplicadas nas aulas, que são técnicas usadas com a finalidade de ajudar na aprendizagem. Por fim, compreendemos que a produção deste documento norteador da prática é indispensável para que os docentes tenham uma visão do que será ensinado e como será conduzida a aprendizagem em sala de aula.