A formação dos professores objetiva a permanente reflexão diante das transformações em cursos em todas as dimensões da realidade. Esse quadro enseja que as instituições de ensino que atuam na formação dos futuros professores sejam capazes de responder com certa rapidez, rofundidade e solidez a preparação dos docentes em formação, assim como aqueles que já atuam no fazer educativo. O avanço técnico científico e a crise ambiental reverberam na formação de professores de forma incisiva de modo a exigir não apenas o domínio de ferramentas e conteúdo, mas também de atitudes e habilidades que nos leve a provocar uma leitura crítica das relações sociais e ambientais, não só no sentido do diagnostico, mas também interferência que venha a alinhavar a construção de uma sociedade mais justa, solidária e desenvolvida. E, nesse sentido, a educação é uma estrada na qual todos os grupos sociais devam fazer uso para fomentar essas premissas. Portanto, com o objetivo de analisar o tratamento dado à educação ambiental na formação de professores, em especial os de Biologia, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMA CAMPUS Timon foi a referência de estudo, baseando nas concepções de educação ambiental no contexto de formação de professores, nos aspectos normativos da educação ambiental no Brasil e no Maranhão bem como o tratamento dado à educação ambiental no plano de curso de Licenciatura em Ciência Biológica do IFMA campus Timon. Logo, é preciso debruçar sobre a formação dos professores pois é através deles que o leque da vivência da educação ambiental pode ser ampliado. Nesse sentido, o encaminhamento metodológico consiste na pesquisa bibliografia e documental, as quais buscam do embasamento teórico conceitual sobre a educação ambiental e na análise das políticas públicas para o tema no plano de curso de Licenciatura em Ciências Biológica do IFMA Campus Timon.