GAIO, Marcela Wanderley et al.. Transborda - deslimites da docência artística. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100425>. Acesso em: 23/12/2024 07:06
Este trabalho apresenta as atuações do projeto de extensão “Transborda - deslimites da docência artística", criado a partir das inquietações de um grupo de professoras de artes visuais do CAp-Uerj. Atuantes no ensino básico e no ensino superior da licenciatura, essas professoras compreenderam e reconheceram as necessidades e perspectivas contemporâneas das humanidades, que atravessam os corpos e as subjetividades no cotidiano da arte-educação. A partir disso, criaram um espaço experimental de vivências coletivas, com professores e licenciandos de artes visuais, que integram o sujeito e o seu papel de professor, a partir do corpo e da subjetividade. O imprescindível exercício da consciência sobre o que podem os corpos, de que forma habitam o mundo e o que desejam é o ponto de partida e também de chegada da experiência deste projeto. Os processos educativos, com sentido emancipatório e de transformação social, são sensíveis e pressupõem uma qualidade de presença desses corpos, que, muito mais que instrumentos de trabalho, são identidades, memórias, afetividades e políticas. É nesta concepção fundamental que o projeto se desenvolve e compreende a formação docente em artes visuais. Portanto, pretende-se, aqui, descrever e contar sobre como as vivências propostas ao grupo, com o intuito de que experimentassem outros reconhecimentos de si como professores, na perspectiva de que a docência artística pode ser um lugar de dissolução das fronteiras entre conhecimento e corpo, se deram e sobre o seu impacto na formação dos sujeitos envolvidos nesse processo.