Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: O APROFUNDAMENTO DAS HABILIDADES DE PESQUISA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96504
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2450
    "inscrito_id" => 2374
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: O APROFUNDAMENTO DAS HABILIDADES DE PESQUISA"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo investigar as contribuições da pesquisa na formação do professor-pesquisador. Evidencia uma compreensão acerca do conhecimento e do conhecimento científico, bem como do conceito da pesquisa como instrumento formativo e de própria criação do docente-pesquisador. De acordo com Richardson (1985), a pesquisa como atividade de formação contribui para à aquisição do conhecimento, mediante solução de problemas, formulações e teorias com base em algum objeto da realidade. Enquanto metodologia, consiste em uma pesquisa bibliográfica que é concebida a partir de materiais já publicados, fundamentalmente das contribuições de vários autores sobre determinado assunto de modo a colocar o pesquisador em contato com os dados e verificar a sua veracidade. A pesquisa também apresenta uma abordagem qualitativa, por estabelecer uma fonte direta para a coleta dos dados ao interpretar os fenômenos e atribuir os seus significados (PRODANOV; FREITAS, 2013). O estudo foi realizado através de autores que discutem esta temática como Barros (1990), Matos (2002) e Richardson (1985). Com base nessas discussões, constata-se que o conhecimento é construído no processo de pesquisa em que o professor pode pesquisar em diversas modalidade e segmentos da educação, inclusive na sala de aula, gerando em si uma coragem de criar e desejo de resolver problemas no cotidiano para promover e beneficiar a sua vida. Assim, a pesquisa contribui para a aquisição de novos conhecimentos e para a formação do professor enquanto professor-pesquisador, adquirindo um olhar crítico, consciente e reflexivo na realidade social, à maneira que estabelece princípios éticos como a integridade, o cuidado, o respeito consigo e com outro, para que o seu trabalho seja visto como real e como valoroso na sociedade, que possa transformá-la e inspirar outros autores a produzirem conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2374_TB2450_19112023112644.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICOLI LIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NICOLI LIRA"
    "autor_email" => "nicolilira20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96504
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2450
    "inscrito_id" => 2374
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: O APROFUNDAMENTO DAS HABILIDADES DE PESQUISA"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo investigar as contribuições da pesquisa na formação do professor-pesquisador. Evidencia uma compreensão acerca do conhecimento e do conhecimento científico, bem como do conceito da pesquisa como instrumento formativo e de própria criação do docente-pesquisador. De acordo com Richardson (1985), a pesquisa como atividade de formação contribui para à aquisição do conhecimento, mediante solução de problemas, formulações e teorias com base em algum objeto da realidade. Enquanto metodologia, consiste em uma pesquisa bibliográfica que é concebida a partir de materiais já publicados, fundamentalmente das contribuições de vários autores sobre determinado assunto de modo a colocar o pesquisador em contato com os dados e verificar a sua veracidade. A pesquisa também apresenta uma abordagem qualitativa, por estabelecer uma fonte direta para a coleta dos dados ao interpretar os fenômenos e atribuir os seus significados (PRODANOV; FREITAS, 2013). O estudo foi realizado através de autores que discutem esta temática como Barros (1990), Matos (2002) e Richardson (1985). Com base nessas discussões, constata-se que o conhecimento é construído no processo de pesquisa em que o professor pode pesquisar em diversas modalidade e segmentos da educação, inclusive na sala de aula, gerando em si uma coragem de criar e desejo de resolver problemas no cotidiano para promover e beneficiar a sua vida. Assim, a pesquisa contribui para a aquisição de novos conhecimentos e para a formação do professor enquanto professor-pesquisador, adquirindo um olhar crítico, consciente e reflexivo na realidade social, à maneira que estabelece princípios éticos como a integridade, o cuidado, o respeito consigo e com outro, para que o seu trabalho seja visto como real e como valoroso na sociedade, que possa transformá-la e inspirar outros autores a produzirem conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2374_TB2450_19112023112644.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICOLI LIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NICOLI LIRA"
    "autor_email" => "nicolilira20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as contribuições da pesquisa na formação do professor-pesquisador. Evidencia uma compreensão acerca do conhecimento e do conhecimento científico, bem como do conceito da pesquisa como instrumento formativo e de própria criação do docente-pesquisador. De acordo com Richardson (1985), a pesquisa como atividade de formação contribui para à aquisição do conhecimento, mediante solução de problemas, formulações e teorias com base em algum objeto da realidade. Enquanto metodologia, consiste em uma pesquisa bibliográfica que é concebida a partir de materiais já publicados, fundamentalmente das contribuições de vários autores sobre determinado assunto de modo a colocar o pesquisador em contato com os dados e verificar a sua veracidade. A pesquisa também apresenta uma abordagem qualitativa, por estabelecer uma fonte direta para a coleta dos dados ao interpretar os fenômenos e atribuir os seus significados (PRODANOV; FREITAS, 2013). O estudo foi realizado através de autores que discutem esta temática como Barros (1990), Matos (2002) e Richardson (1985). Com base nessas discussões, constata-se que o conhecimento é construído no processo de pesquisa em que o professor pode pesquisar em diversas modalidade e segmentos da educação, inclusive na sala de aula, gerando em si uma coragem de criar e desejo de resolver problemas no cotidiano para promover e beneficiar a sua vida. Assim, a pesquisa contribui para a aquisição de novos conhecimentos e para a formação do professor enquanto professor-pesquisador, adquirindo um olhar crítico, consciente e reflexivo na realidade social, à maneira que estabelece princípios éticos como a integridade, o cuidado, o respeito consigo e com outro, para que o seu trabalho seja visto como real e como valoroso na sociedade, que possa transformá-la e inspirar outros autores a produzirem conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.