Este artigo tem como objetivo investigar as contribuições da pesquisa na formação do professor-pesquisador. Evidencia uma compreensão acerca do conhecimento e do conhecimento científico, bem como do conceito da pesquisa como instrumento formativo e de própria criação do docente-pesquisador. De acordo com Richardson (1985), a pesquisa como atividade de formação contribui para à aquisição do conhecimento, mediante solução de problemas, formulações e teorias com base em algum objeto da realidade. Enquanto metodologia, consiste em uma pesquisa bibliográfica que é concebida a partir de materiais já publicados, fundamentalmente das contribuições de vários autores sobre determinado assunto de modo a colocar o pesquisador em contato com os dados e verificar a sua veracidade. A pesquisa também apresenta uma abordagem qualitativa, por estabelecer uma fonte direta para a coleta dos dados ao interpretar os fenômenos e atribuir os seus significados (PRODANOV; FREITAS, 2013). O estudo foi realizado através de autores que discutem esta temática como Barros (1990), Matos (2002) e Richardson (1985). Com base nessas discussões, constata-se que o conhecimento é construído no processo de pesquisa em que o professor pode pesquisar em diversas modalidade e segmentos da educação, inclusive na sala de aula, gerando em si uma coragem de criar e desejo de resolver problemas no cotidiano para promover e beneficiar a sua vida. Assim, a pesquisa contribui para a aquisição de novos conhecimentos e para a formação do professor enquanto professor-pesquisador, adquirindo um olhar crítico, consciente e reflexivo na realidade social, à maneira que estabelece princípios éticos como a integridade, o cuidado, o respeito consigo e com outro, para que o seu trabalho seja visto como real e como valoroso na sociedade, que possa transformá-la e inspirar outros autores a produzirem conhecimento.