O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão sobre o papel pedagógico que os jogos de tabuleiro podem ter na construção de conhecimentos no ensino médio. As atividades foram desenvolvidas pelas autoras através do programa de residência pedagógica da UFPE. Assim, nesse relato de experiência expomos sobre atividades desenvolvidas, num contexto escolar do ensino médio, com aplicação dos seguintes jogos: xadrez, baralho, dominó e dama que se constituem ferramentas de desenvolvimento de habilidades, como pensamento estratégico, tomada de decisões, raciocínio lógico, planejamento, organização, foco, concentração dentre outros. Os jogos de tabuleiro já são utilizados, há algum tempo, como metodologia e estratégias de ensino/aprendizagem para as aulas de Educação Física. A inserção da proposta e das atividades foram desenvolvidas por nós na escola a partir da leitura que fizemos do contexto e da possibilidade de termos os jogos de tabuleiro como um “aliado” na tarefa educacional por sua característica menos “formal” e com certo poder de atrair os alunos. Nossa intenção foi aumentar a participação e em alguma medida “melhorar” o desempenho acadêmico e o desenvolvimento de habilidades significativas como tomada de decisão dos estudantes. Os jogos têm como objetivo desenvolver habilidades de raciocínio lógico, atenção, concentração e a interação social. Os resultados da proposta desenvolvida no ensino médio caracterizam os jogos como facilitadores de aprendizagens não só motoras como cognitivas e matrizes de interação acadêmica e social. Ele teve também um impacto positivo na relação entre os alunos e na construção de um ambiente escolar mais acolhedor e colaborativo. Conclui-se que o uso de jogos de tabuleiro como proposta de um conteúdo a ser tratado dentro da escola é uma excelente estratégia para atender às demandas do novo ensino médio e para estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e da formação integral dos alunos.