O presente trabalho tem a proposta de fazer uma reflexão sobre a aplicação da Lei 10.639/2003, nas aulas do componente curricular de língua portuguesa, do 6º ao 9º ano, na cidade de Garanhuns – PE, tendo por base a análise da coleção Se liga na Língua: Leitura, Produção de texto e Linguagem (2018), da editora Moderna, adotada pela rede municipal de ensino no PNLD 2019. No primeiro momento, o objetivo foi identificar se o material didático, com período de vigência de quatro anos – 2020 a 2023 –, fomentava o trabalho com as literaturas africanas e afro-brasileira nas turmas do Ensino Fundamental Anos Finais. Já no segundo, buscar por meio de protagonistas negros da literatura estrangeira como em Cartas para Martin (2020), A metade perdida (2021), A outra garota negra (2021), Socando o ar (2021) e obras de autores contemporâneos como Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, Stefano Volp e Tatiane Santi Martins que trazem personagens negros, em suas narrativas, ambientadas em solo brasileiro e africano, caminhos para discutir temas como racismo estrutural, racismo institucional, intolerância religiosa, colorismo, entre outras abordagens que promovem uma educação antirracista e reflexões sobre a importância de discutir as relações étnico-raciais no ambiente escolar.