Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA DO CAMPO: A ESCOLA COMO LUGAR DE PERTENÇA DE UMA COMUNIDADE CAMPESINA DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA DO NORTE

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada em 2022 na disciplina Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, do curso de Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, e tem como objeto de estudo a participação da comunidade na gestão de escolas do campo. Partimos da concepção de gestão escolar democrática, que rompe com o paradigma da gestão burocratizada e buscamos enxergar os exercícios da democratização das instituições adentrando no contexto das escolas do campo. Trazemos como questão de pesquisa: Como a comunidade participa na gestão de uma escola do campo do município de Taquaritinga do Norte? Para tanto, temos o objetivo de compreender a participação da comunidade na gestão de uma escola do campo. A pesquisa segue a abordagem qualitativa e desenha-se como estudo de caso de uma escola que nomeamos de Boniteza do Campo. Para levantamento dos dados utilizamos os instrumentos: observação participante, entrevista semiestruturada e análise do documento Projeto Político Pedagógico (PPP) e contamos com a contribuição de duas participantes da gestão da escola que concederam entrevistas, sendo elas nomeadas de Girassol e Rosa Vermelha. Na análise dos dados enfatizamos dois pontos principais: o incentivo da gestão à participação e a vontade coletiva de participação. A partir dos achados da pesquisa, principalmente ao compararmos as respostas obtidas nas entrevistas com o PPP da escola, compreendemos que há pouca participação da comunidade na gestão da escola, com algumas participações nas instâncias colegiadas. Percebemos que essa participação não é qualificada em seu sentido pleno, e que a maior participação acontece nas atividades do âmbito pedagógico, como eventos promovidos pela escola, compreendemos ainda que a comunidade precisa estar mais consciente da importância da participação, e que a escola pode promover essa conscientização caminhando para a democratização.

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