O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas e metodologias utilizadas pela psicologia diante de situações de violência no ambiente escolar, fator que cada vez mais se evidencia em tragédias recentes envolvendo instituições de ensino. Para tanto, é apresentado um recorte de pesquisa que teve como alvo o entendimento das estratégias de atuação do profissional da psicologia, em conjunto com as instituições de ensino, para a precaução e enfrentamento do problema da violência escolar, buscando sistematizar o que tem sido produzido para o desenvolvimento dessa temática. Compreende-se violência como um fenômeno multifacetado que se apresenta com diferentes formas e níveis de complexidade, sem atores ou alvos pré-estabelecidos, que se faz presente no âmbito escolar desde suas faces mais sutis até os casos mais extremos. Além disso, a violência é entendida como um fator causado por diversas circunstâncias incluindo fatores histórico-sociais, diretamente ligados ao seu contexto e atores, que se refletem nas instituições de ensino. A metodologia utilizada para sistematização da pesquisa foi a revisão integrativa de abordagem qualitativa, utilizando materiais coletados nas bases de dados Medline, LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Index-Psicologia e DOAJ (Directory of Open Access Journals), com a análise do material em questão baseada em Bardin (1977). Como critério de inclusão foi estabelecida a limitação da literatura em publicações dos últimos 5 anos escritas em português, espanhol ou inglês bem como disponibilidade na íntegra, e foram excluídos aqueles que não atendiam à questão de pesquisa e nem ao objetivo do presente trabalho. A pesquisa destacou a importância do trabalho do profissional no ambiente escolar, e do caráter construtivo e não linear da sua intervenção, além da interdisciplinaridade entre os profissionais.