Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PSICOLÓGICA PARA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA EM AMBIENTE ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100353
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7534
    "inscrito_id" => 12319
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PSICOLÓGICA PARA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA EM AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas e metodologias utilizadas pela psicologia diante de situações de violência no ambiente escolar, fator que cada vez mais se evidencia em tragédias recentes envolvendo instituições de ensino. Para tanto, é apresentado um recorte de pesquisa que teve como alvo o entendimento das estratégias de atuação do profissional da psicologia, em conjunto com as instituições de ensino, para a precaução e enfrentamento do problema da violência escolar, buscando sistematizar o que tem sido produzido para o desenvolvimento dessa temática. Compreende-se violência como um fenômeno multifacetado que se apresenta com diferentes formas e níveis de complexidade, sem atores ou alvos pré-estabelecidos, que se faz presente no âmbito escolar desde suas faces mais sutis até os casos mais extremos. Além disso, a violência é entendida como um fator causado por diversas circunstâncias incluindo fatores histórico-sociais, diretamente ligados ao seu contexto e atores, que se refletem nas instituições de ensino. A metodologia utilizada para sistematização da pesquisa foi a revisão integrativa de abordagem qualitativa, utilizando materiais coletados nas bases de dados Medline, LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Index-Psicologia e DOAJ (Directory of Open Access Journals), com a análise do material em questão baseada em Bardin (1977). Como critério de inclusão foi estabelecida a limitação da literatura em publicações dos últimos 5 anos escritas em português, espanhol ou inglês bem como disponibilidade na íntegra, e foram excluídos aqueles que não atendiam à questão de pesquisa e nem ao objetivo do presente trabalho. A pesquisa destacou a importância do trabalho do profissional no ambiente escolar, e do caráter construtivo e não linear da sua intervenção, além da interdisciplinaridade entre os profissionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12319_TB7534_10122023231312.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLA AUGUSTA DE PAIVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLA"
    "autor_email" => "gabriella.august@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100353
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7534
    "inscrito_id" => 12319
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PSICOLÓGICA PARA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA EM AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas e metodologias utilizadas pela psicologia diante de situações de violência no ambiente escolar, fator que cada vez mais se evidencia em tragédias recentes envolvendo instituições de ensino. Para tanto, é apresentado um recorte de pesquisa que teve como alvo o entendimento das estratégias de atuação do profissional da psicologia, em conjunto com as instituições de ensino, para a precaução e enfrentamento do problema da violência escolar, buscando sistematizar o que tem sido produzido para o desenvolvimento dessa temática. Compreende-se violência como um fenômeno multifacetado que se apresenta com diferentes formas e níveis de complexidade, sem atores ou alvos pré-estabelecidos, que se faz presente no âmbito escolar desde suas faces mais sutis até os casos mais extremos. Além disso, a violência é entendida como um fator causado por diversas circunstâncias incluindo fatores histórico-sociais, diretamente ligados ao seu contexto e atores, que se refletem nas instituições de ensino. A metodologia utilizada para sistematização da pesquisa foi a revisão integrativa de abordagem qualitativa, utilizando materiais coletados nas bases de dados Medline, LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Index-Psicologia e DOAJ (Directory of Open Access Journals), com a análise do material em questão baseada em Bardin (1977). Como critério de inclusão foi estabelecida a limitação da literatura em publicações dos últimos 5 anos escritas em português, espanhol ou inglês bem como disponibilidade na íntegra, e foram excluídos aqueles que não atendiam à questão de pesquisa e nem ao objetivo do presente trabalho. A pesquisa destacou a importância do trabalho do profissional no ambiente escolar, e do caráter construtivo e não linear da sua intervenção, além da interdisciplinaridade entre os profissionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12319_TB7534_10122023231312.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLA AUGUSTA DE PAIVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLA"
    "autor_email" => "gabriella.august@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas e metodologias utilizadas pela psicologia diante de situações de violência no ambiente escolar, fator que cada vez mais se evidencia em tragédias recentes envolvendo instituições de ensino. Para tanto, é apresentado um recorte de pesquisa que teve como alvo o entendimento das estratégias de atuação do profissional da psicologia, em conjunto com as instituições de ensino, para a precaução e enfrentamento do problema da violência escolar, buscando sistematizar o que tem sido produzido para o desenvolvimento dessa temática. Compreende-se violência como um fenômeno multifacetado que se apresenta com diferentes formas e níveis de complexidade, sem atores ou alvos pré-estabelecidos, que se faz presente no âmbito escolar desde suas faces mais sutis até os casos mais extremos. Além disso, a violência é entendida como um fator causado por diversas circunstâncias incluindo fatores histórico-sociais, diretamente ligados ao seu contexto e atores, que se refletem nas instituições de ensino. A metodologia utilizada para sistematização da pesquisa foi a revisão integrativa de abordagem qualitativa, utilizando materiais coletados nas bases de dados Medline, LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Index-Psicologia e DOAJ (Directory of Open Access Journals), com a análise do material em questão baseada em Bardin (1977). Como critério de inclusão foi estabelecida a limitação da literatura em publicações dos últimos 5 anos escritas em português, espanhol ou inglês bem como disponibilidade na íntegra, e foram excluídos aqueles que não atendiam à questão de pesquisa e nem ao objetivo do presente trabalho. A pesquisa destacou a importância do trabalho do profissional no ambiente escolar, e do caráter construtivo e não linear da sua intervenção, além da interdisciplinaridade entre os profissionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.