O presente trabalho busca fazer um estudo sobre a atuação da Superintendência escolar na rede municipal de Fortaleza. Com foco direcionado à atuação do superintendente na formação dos gestores das escolas municipais, objetivando promover uma reflexão dos momentos de formações e repensar a dinâmica e atuação dos mesmos, após o surgimento da Superintendência. Para chegar a este ponto, foi realizado um grupo focal, onde os gestores puderam dialogar com base em três questionamentos relacionados ao tema descrito. O estudo aborda as ações desenvolvidas, reflete a atuação, analisa as práticas da formação aplicada e as repercussões do trabalho da Superintendência no cotidiano da gestão. Como referencial teórico, tivemos como base a abordagem de autores relacionados à formação em serviço, gestão escolar e liderança. A metodologia adotada se baseou nas técnicas de coleta de dados primários e secundários, onde os dados primários foram coletados através da dinâmica de grupo focal com a participação de oito diretoras do polo de atuação do superintendente e os dados secundários relacionados à técnica de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados obtidos na pesquisa se direcionaram para a análise da atuação e acompanhamento da Superintendência na rede municipal e seus benefícios no fortalecimento da gestão das escolas, com destaque na boa avaliação recebida pelas gestoras participantes. Foi enfatizada a parceria dentro das escolas e com esse elo, Escola e Secretaria, o favorecimento da interação e diminuição dos entraves, propiciando com isso agilidade aos processos. Outra abordagem se relaciona ao pensamento de rede, onde os gestores refletem que é necessária a visualização do todo, não podendo pensar na escola como algo separado e excluso da totalidade, mas como parte de uma rede e de um grupo, onde todos se ajudam, trocam experiências e se apoiam, favorecendo com isso um melhor desempenho e atuação de forma mais integral.