Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ATUAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE GESTORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97580
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3897
    "inscrito_id" => 18021
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE GESTORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA."
    "resumo" => "O presente trabalho busca fazer um estudo sobre a atuação da Superintendência escolar na rede municipal de Fortaleza. Com foco direcionado à atuação do superintendente na formação dos gestores das escolas municipais, objetivando promover uma reflexão dos momentos de formações e repensar a dinâmica e atuação dos mesmos, após o surgimento da Superintendência. Para chegar a este ponto, foi realizado um grupo focal, onde os gestores puderam dialogar com base em três questionamentos relacionados ao tema descrito. O estudo aborda as ações desenvolvidas, reflete a atuação, analisa as práticas da formação aplicada e as repercussões do trabalho da Superintendência no cotidiano da gestão. Como referencial teórico, tivemos como base a abordagem de autores relacionados à formação em serviço, gestão escolar e liderança. A metodologia adotada se baseou nas técnicas de coleta de dados primários e secundários, onde os dados primários foram coletados através da dinâmica de grupo focal com a participação de oito diretoras do polo de atuação do superintendente e os dados secundários relacionados à técnica de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados obtidos na pesquisa se direcionaram para a análise da atuação e acompanhamento da Superintendência na rede municipal e seus benefícios no fortalecimento da gestão das escolas, com destaque na boa avaliação recebida pelas gestoras participantes. Foi enfatizada a parceria dentro das escolas e com esse elo, Escola e Secretaria, o favorecimento da interação e diminuição dos entraves, propiciando com isso agilidade aos processos. Outra abordagem se relaciona ao pensamento de rede, onde os gestores refletem que é necessária a visualização do todo, não podendo pensar na escola como algo separado e excluso da totalidade, mas como parte de uma rede e de um grupo, onde todos se ajudam, trocam experiências e se apoiam, favorecendo com isso um melhor desempenho e atuação de forma mais integral."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18021_TB3897_02072023154536.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BENEDITO MARCIANO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MARCIANO GOMES"
    "autor_email" => "marcianogomess@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97580
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3897
    "inscrito_id" => 18021
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE GESTORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA."
    "resumo" => "O presente trabalho busca fazer um estudo sobre a atuação da Superintendência escolar na rede municipal de Fortaleza. Com foco direcionado à atuação do superintendente na formação dos gestores das escolas municipais, objetivando promover uma reflexão dos momentos de formações e repensar a dinâmica e atuação dos mesmos, após o surgimento da Superintendência. Para chegar a este ponto, foi realizado um grupo focal, onde os gestores puderam dialogar com base em três questionamentos relacionados ao tema descrito. O estudo aborda as ações desenvolvidas, reflete a atuação, analisa as práticas da formação aplicada e as repercussões do trabalho da Superintendência no cotidiano da gestão. Como referencial teórico, tivemos como base a abordagem de autores relacionados à formação em serviço, gestão escolar e liderança. A metodologia adotada se baseou nas técnicas de coleta de dados primários e secundários, onde os dados primários foram coletados através da dinâmica de grupo focal com a participação de oito diretoras do polo de atuação do superintendente e os dados secundários relacionados à técnica de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados obtidos na pesquisa se direcionaram para a análise da atuação e acompanhamento da Superintendência na rede municipal e seus benefícios no fortalecimento da gestão das escolas, com destaque na boa avaliação recebida pelas gestoras participantes. Foi enfatizada a parceria dentro das escolas e com esse elo, Escola e Secretaria, o favorecimento da interação e diminuição dos entraves, propiciando com isso agilidade aos processos. Outra abordagem se relaciona ao pensamento de rede, onde os gestores refletem que é necessária a visualização do todo, não podendo pensar na escola como algo separado e excluso da totalidade, mas como parte de uma rede e de um grupo, onde todos se ajudam, trocam experiências e se apoiam, favorecendo com isso um melhor desempenho e atuação de forma mais integral."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18021_TB3897_02072023154536.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BENEDITO MARCIANO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MARCIANO GOMES"
    "autor_email" => "marcianogomess@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho busca fazer um estudo sobre a atuação da Superintendência escolar na rede municipal de Fortaleza. Com foco direcionado à atuação do superintendente na formação dos gestores das escolas municipais, objetivando promover uma reflexão dos momentos de formações e repensar a dinâmica e atuação dos mesmos, após o surgimento da Superintendência. Para chegar a este ponto, foi realizado um grupo focal, onde os gestores puderam dialogar com base em três questionamentos relacionados ao tema descrito. O estudo aborda as ações desenvolvidas, reflete a atuação, analisa as práticas da formação aplicada e as repercussões do trabalho da Superintendência no cotidiano da gestão. Como referencial teórico, tivemos como base a abordagem de autores relacionados à formação em serviço, gestão escolar e liderança. A metodologia adotada se baseou nas técnicas de coleta de dados primários e secundários, onde os dados primários foram coletados através da dinâmica de grupo focal com a participação de oito diretoras do polo de atuação do superintendente e os dados secundários relacionados à técnica de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados obtidos na pesquisa se direcionaram para a análise da atuação e acompanhamento da Superintendência na rede municipal e seus benefícios no fortalecimento da gestão das escolas, com destaque na boa avaliação recebida pelas gestoras participantes. Foi enfatizada a parceria dentro das escolas e com esse elo, Escola e Secretaria, o favorecimento da interação e diminuição dos entraves, propiciando com isso agilidade aos processos. Outra abordagem se relaciona ao pensamento de rede, onde os gestores refletem que é necessária a visualização do todo, não podendo pensar na escola como algo separado e excluso da totalidade, mas como parte de uma rede e de um grupo, onde todos se ajudam, trocam experiências e se apoiam, favorecendo com isso um melhor desempenho e atuação de forma mais integral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.