O presente trabalho, tem como principal finalidade realizar uma análise da Geografia dentro da nova base comum curricular para o Ensino Médio, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a partir da Proposta Curricular da Paraíba. Através de analises curriculares, podemos compreender como as políticas educacionais influenciam na educação do estado da Paraíba. Nesse sentido, se faz necessário ir além, para compreender as mudanças ocorridas no novo modelo de Ensino Médio, como se deu seu planejamento até os dias atuais, no sentido de aprofundar a temática. Para a elaboração, foram necessários inicialmente realizar o levantamento bibliográfico a fim de construir a abordagem teórica-conceitual em relação à Geografia enquanto componente curricular na Educação Básica, e a busca de autores que fizeram uma análise crítica em relação a Reforma do Ensino Médio e da BNCC. O trabalho seguiu os métodos da pesquisa qualitativa, com especial utilização da análise documental, elegendo como fonte fundamental de análise o texto da BNCC e da proposta da Paraíba. Assim, é importante discutir acerca das políticas educacionais e de forma específica com relação aos currículos para o ensino da geografia, por isso, entender suas necessidades se torna algo a se considerar na análise do Ensino Médio na Paraíba.