Ensinar é preparar o individuo para produzir mudanças na sociedade em que reside. Buscando proporcionar aos discentes do Instituto Federal de Rondônia – IFRO – Campus Porto Velho Calama, o incentivo para transformar o contexto social local foi desenvolvido uma proposta de ensino pautada nos pilares de ensino, pesquisa e extensão. A proposta buscava demonstrar como utilizar a química para a produção de renda em comunidades carentes da região ao passo que orientava sobre os conceitos aplicados da solubilidade e mistura de soluções. A abordagem foi desenvolvida, primeiramente, através de revisão bibliográfica de metodologias voltadas à produção de velas e amaciantes caseiros utilizando materiais acessíveis do consumo doméstico. Em seguida, buscou-se a validação experimental das metodologias selecionadas para posterior repasse a sociedade em forma de curso experimental. A produção de amaciante foi realizada com o uso de creme para cabelo, vinagre e bicarbonato de sódio ao passo que a produção de velas foi desenvolvida com a reutilização de velas derretidas e produtos aromatizantes (essências, canela, entre outros). Os produtos obtidos apresentaram-se viáveis para sua utilização e até comercialização local. As metodologias colaboraram para compreensão dos alunos sobre a ciência aplicada envolvendo conceitos de reaproveitamento de resíduos de parafina, mistura de soluções, solubilidade e, principalmente sobre como atuar para modificar a sociedade ao seu redor demonstrando assim, a importância do ensino da ciência sobre as perspectivas do ensino da química, pesquisa de metodologias produção de produtos químico e extensão na forma de repasse para a sociedade local.