Neste trabalho, é abordada a experiência de mediação pedagógica em um projeto de Extensão com crianças e adolescentes em casas de acolhimento, com ênfase na alfabetização afetiva de uma adolescente de 12 anos que residia em João Pessoa. O estudo ressalta a importância da educação e do papel do pedagogo nessas instituições. Durante cinco meses, por meio do projeto de Extensão, buscou-se promover a alfabetização afetiva entre os acolhidos, utilizando eixos temáticos como "A importância da Educação", "A importância da Leitura" e "Higiene e Saúde Pessoal". A adolescente, denominada T.B, participou ativamente do processo e obteve resultados notáveis. Surpreendentemente, em apenas cinco meses, ela aprendeu a ler e, em um mês, leu mais de 27 livros. A abordagem de alfabetização afetiva, que valoriza as emoções e a construção de vínculos afetivos entre a estudante de pedagogia mediadora e a adolescente, desempenhou um papel fundamental nesse progresso. A mediadora proporcionou um ambiente seguro, estimulante e acolhedor, permitindo que T.B desenvolvesse suas habilidades de leitura de maneira significativa e prazerosa. Essa experiência destaca a importância da educação como fator essencial para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Além do aprendizado acadêmico, a educação promove a construção de identidade, autoestima e habilidades socioemocionais. O papel do pedagogo nessas casas de acolhimento é fundamental para oferecer suporte educacional e emocional adequado, atendendo às necessidades individuais de cada estudante. A construção de vínculos afetivos e a valorização das emoções proporcionam um ambiente propício para o aprendizado significativo, contribuindo para o desenvolvimento emocional e a superação de traumas. Em síntese, essa experiência de mediação pedagógica em um projeto de Extensão ressalta a importância da educação e do pedagogo nas casas de acolhimento, evidenciando a necessidade de abordagens que valorizem não apenas o conhecimento acadêmico, mas também o bem-estar emocional e o desenvolvimento integral dos estudantes.