Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E ALFABETIZAÇÃO AFETIVA EM CASAS DE ACOLHIMENTO: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E DO PAPEL DO PEDAGOGO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100229
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7362
    "inscrito_id" => 17723
    "titulo" => "MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E ALFABETIZAÇÃO AFETIVA EM CASAS DE ACOLHIMENTO: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E DO PAPEL DO PEDAGOGO"
    "resumo" => "Neste trabalho, é abordada a experiência de mediação pedagógica em um projeto de Extensão com crianças e adolescentes em casas de acolhimento, com ênfase na alfabetização afetiva de uma adolescente de 12 anos que residia em João Pessoa. O estudo ressalta a importância da educação e do papel do pedagogo nessas instituições. Durante cinco meses, por meio do projeto de Extensão, buscou-se promover a alfabetização afetiva entre os acolhidos, utilizando eixos temáticos como "A importância da Educação", "A importância da Leitura" e "Higiene e Saúde Pessoal". A adolescente, denominada T.B, participou ativamente do processo e obteve resultados notáveis. Surpreendentemente, em apenas cinco meses, ela aprendeu a ler e, em um mês, leu mais de 27 livros. A abordagem de alfabetização afetiva, que valoriza as emoções e a construção de vínculos afetivos entre a estudante de pedagogia mediadora e a adolescente, desempenhou um papel fundamental nesse progresso. A mediadora proporcionou um ambiente seguro, estimulante e acolhedor, permitindo que T.B desenvolvesse suas habilidades de leitura de maneira significativa e prazerosa. Essa experiência destaca a importância da educação como fator essencial para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Além do aprendizado acadêmico, a educação promove a construção de identidade, autoestima e habilidades socioemocionais. O papel do pedagogo nessas casas de acolhimento é fundamental para oferecer suporte educacional e emocional adequado, atendendo às necessidades individuais de cada estudante. A construção de vínculos afetivos e a valorização das emoções proporcionam um ambiente propício para o aprendizado significativo, contribuindo para o desenvolvimento emocional e a superação de traumas. Em síntese, essa experiência de mediação pedagógica em um projeto de Extensão ressalta a importância da educação e do pedagogo nas casas de acolhimento, evidenciando a necessidade de abordagens que valorizem não apenas o conhecimento acadêmico, mas também o bem-estar emocional e o desenvolvimento integral dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17723_TB7362_20062023230112.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA ALVES ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "Eduarda Andrade"
    "autor_email" => "maria.eduarda22@academico"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100229
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7362
    "inscrito_id" => 17723
    "titulo" => "MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E ALFABETIZAÇÃO AFETIVA EM CASAS DE ACOLHIMENTO: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E DO PAPEL DO PEDAGOGO"
    "resumo" => "Neste trabalho, é abordada a experiência de mediação pedagógica em um projeto de Extensão com crianças e adolescentes em casas de acolhimento, com ênfase na alfabetização afetiva de uma adolescente de 12 anos que residia em João Pessoa. O estudo ressalta a importância da educação e do papel do pedagogo nessas instituições. Durante cinco meses, por meio do projeto de Extensão, buscou-se promover a alfabetização afetiva entre os acolhidos, utilizando eixos temáticos como "A importância da Educação", "A importância da Leitura" e "Higiene e Saúde Pessoal". A adolescente, denominada T.B, participou ativamente do processo e obteve resultados notáveis. Surpreendentemente, em apenas cinco meses, ela aprendeu a ler e, em um mês, leu mais de 27 livros. A abordagem de alfabetização afetiva, que valoriza as emoções e a construção de vínculos afetivos entre a estudante de pedagogia mediadora e a adolescente, desempenhou um papel fundamental nesse progresso. A mediadora proporcionou um ambiente seguro, estimulante e acolhedor, permitindo que T.B desenvolvesse suas habilidades de leitura de maneira significativa e prazerosa. Essa experiência destaca a importância da educação como fator essencial para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Além do aprendizado acadêmico, a educação promove a construção de identidade, autoestima e habilidades socioemocionais. O papel do pedagogo nessas casas de acolhimento é fundamental para oferecer suporte educacional e emocional adequado, atendendo às necessidades individuais de cada estudante. A construção de vínculos afetivos e a valorização das emoções proporcionam um ambiente propício para o aprendizado significativo, contribuindo para o desenvolvimento emocional e a superação de traumas. Em síntese, essa experiência de mediação pedagógica em um projeto de Extensão ressalta a importância da educação e do pedagogo nas casas de acolhimento, evidenciando a necessidade de abordagens que valorizem não apenas o conhecimento acadêmico, mas também o bem-estar emocional e o desenvolvimento integral dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17723_TB7362_20062023230112.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA ALVES ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "Eduarda Andrade"
    "autor_email" => "maria.eduarda22@academico"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste trabalho, é abordada a experiência de mediação pedagógica em um projeto de Extensão com crianças e adolescentes em casas de acolhimento, com ênfase na alfabetização afetiva de uma adolescente de 12 anos que residia em João Pessoa. O estudo ressalta a importância da educação e do papel do pedagogo nessas instituições. Durante cinco meses, por meio do projeto de Extensão, buscou-se promover a alfabetização afetiva entre os acolhidos, utilizando eixos temáticos como "A importância da Educação", "A importância da Leitura" e "Higiene e Saúde Pessoal". A adolescente, denominada T.B, participou ativamente do processo e obteve resultados notáveis. Surpreendentemente, em apenas cinco meses, ela aprendeu a ler e, em um mês, leu mais de 27 livros. A abordagem de alfabetização afetiva, que valoriza as emoções e a construção de vínculos afetivos entre a estudante de pedagogia mediadora e a adolescente, desempenhou um papel fundamental nesse progresso. A mediadora proporcionou um ambiente seguro, estimulante e acolhedor, permitindo que T.B desenvolvesse suas habilidades de leitura de maneira significativa e prazerosa. Essa experiência destaca a importância da educação como fator essencial para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Além do aprendizado acadêmico, a educação promove a construção de identidade, autoestima e habilidades socioemocionais. O papel do pedagogo nessas casas de acolhimento é fundamental para oferecer suporte educacional e emocional adequado, atendendo às necessidades individuais de cada estudante. A construção de vínculos afetivos e a valorização das emoções proporcionam um ambiente propício para o aprendizado significativo, contribuindo para o desenvolvimento emocional e a superação de traumas. Em síntese, essa experiência de mediação pedagógica em um projeto de Extensão ressalta a importância da educação e do pedagogo nas casas de acolhimento, evidenciando a necessidade de abordagens que valorizem não apenas o conhecimento acadêmico, mas também o bem-estar emocional e o desenvolvimento integral dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.