A educação como processo socializador de formação integral do ser, tem nas relações sociais as bases do seu desenvolvimento. E nessa interação entre os sujeitos socioculturais os saberes são criados e recriados numa constante troca de conhecimentos. Portanto, a educação como uma ação de conhecimento deve possibilitar o desenvolvimento das capacidades do ser em sua plenitude. A educação infantil é a melhor etapa para estimular o senso ritmo e a audição, despertando a sensibilidade da criança e a interação no canto em conjunto, aprendendo a analisar algo, a diferenciar coisas e ter a noção de ordenação do tempo, através da música a importância desse estímulo desde cedo é favorável ao momento de ensino e aprendizagem que faz parte deste tempo no processo do desenvolvimento humano. Neste cenário, é possível compreender que, o processo de musicalização das crianças é desencadeado em diferentes faixas etárias e formas movidas pelo conceito de criança, de educação e de sociedade vigentes. Deste modo, a partir do objetivo geral que é a ludicidade na educação infantil através do desenvolvimento musical e dos objetivos específicos: discorrer sobre a importância da música na educação infantil com um olhar para o futuro e a música como recurso pedagógico, pretende-se discorrer que a utilização do lúdico como instrumento pedagógico possibilitará ao sujeito um maior desenvolvimento cognitivo, no processo de ensino-aprendizagem.