Contemporaneamente, a formação de professores no contexto da inclusão anuncia novos desafios frente a diversidade originada pela democratização do acesso à educação. Nesse contexto, uma das condições essenciais é reconhecer a diversidade como princípio do existir humano, com vistas a potencializar o desenvolvimento das práticas escolares inclusivas. Tais aspectos tornam-se um grande desafio a ser enfrentado pelas/nas instituições formadoras de professores. Este estudo objetiva problematizar o processo de formação inicial e continuada de professores no contexto da inclusão educacional. O estudo apresenta dados preliminares de pesquisas em desenvolvimento sobre os desafios e as perspectivas teórico-metodológicas da educação inclusiva. São de lugares plurais de formação que lançamos nossos olhares, a exemplo da Psicologia, Ciências Sociais e Educação Matemática. Assim, com base em uma visão emancipatória de educação e pautados na abordagem sócio-histórica, assumimos que os sujeitos – professores e alunos –, independentemente de ter ou não uma deficiência, são capazes de aprender e se desenvolver, pois é são seres que, em interação com o outro e na mediação simbólica e semiótica, torna-se quem potencialmente pode ser. Portanto, colocando a formação e a ação docente como objeto das nossas pesquisas e atividades de intervenção social, necessário se faz compreendê-las em suas vinculações com a prática social na sua historicidade.