O protagonismo juvenil em suas diferentes identidades, lutas e desafios na Educação do Campo em relação a cultura e os saberes produzidos a partir de suas realidades de vida instigou a realização deste estudo. O objetivo geral compreender o protagonismo e os desafios vividos por jovens estudantes para ingressar na universidade. E os específicos são: Verificar quais as perspectivas dos jovens sobre o ensino superior e quais os desafios vivenciados por eles. Identificar ações, atitudes individuais e/ou coletivas que demonstram o protagonismo juvenil nas questões relacionadas ao trabalho e à educação analisar ações, projetos e planos pedagógicos das escolas que incentivam os jovens a acessarem o ensino superior. O percurso metodológico ocorre por meio de pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, sendo assim serão realizadas entrevistas e registros documentados. Também será feito uma triangulação dos dados pesquisados com autores que trabalham essa temática. Os resultados parciais indicam que foram identificadas no primeiro encontro com o campo de pesquisa a carência de informações, dificuldades para o ingresso nas faculdades e cursos profissionalizantes no município de Parintins-Am, falta de parcerias com órgãos competentes para a disponibilização de capacitação profissional agrícola, na perspectiva da agricultura familiar.