Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCRITA DE ESTUDANTES COM TDAH

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100161
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7269
    "inscrito_id" => 14946
    "titulo" => "A ESCRITA DE ESTUDANTES COM TDAH"
    "resumo" => "A complexidade que abrange a escrita é um dos aspectos a ser considerado para entender o baixo desempenho do Brasil nessa área, que pode ocasionar impacto ainda mais negativo em estudantes com desenvolvimento neuroatípico. Estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O presente estudo teve por objetivo analisar o desempenho de estudantes com TDAH em diferentes habilidades da escrita. Trata-se de uma revisão da literatura sobre o tema, com destaque as pesquisas com estudantes brasileiros. Os resultados dos estudos que investigaram diversas áreas do desempenho escolar, há evidências da escrita ser a mais prejudicada no TDAH. Prejuízos ocorrem para ambos os sexos, em diferentes idiomas, impactando diferentes habilidades de expressão escrita que comprometem o desempenho acadêmico em outras áreas. As dificuldades mantêm-se em medidas específicas e gerais, indicando baixo desempenho na ortografia, produção de texto. O desempenho no ditado, embora inferior ao da população geral, apresenta melhora no decorrer da escolaridade, enquanto o mesmo não ocorre na produção de texto. Frente ao baixo desempenho em escrita, necessita-se investigar adequações do ensino e intervenções pedagógicas que promovam a melhor aprendizagem e forneçam o suporte necessário para os estudantes com TDAH têm direito. Para aqueles cujo comprometimento na escrita é mais prejudicado é importante garantir o atendimento educacional especializado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14946_TB7269_20062023224418.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NELBA MARIA TEIXEIRA PISACCO"
    "autor_nome_curto" => "NELBA"
    "autor_email" => "nmtpisacco@uepg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100161
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7269
    "inscrito_id" => 14946
    "titulo" => "A ESCRITA DE ESTUDANTES COM TDAH"
    "resumo" => "A complexidade que abrange a escrita é um dos aspectos a ser considerado para entender o baixo desempenho do Brasil nessa área, que pode ocasionar impacto ainda mais negativo em estudantes com desenvolvimento neuroatípico. Estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O presente estudo teve por objetivo analisar o desempenho de estudantes com TDAH em diferentes habilidades da escrita. Trata-se de uma revisão da literatura sobre o tema, com destaque as pesquisas com estudantes brasileiros. Os resultados dos estudos que investigaram diversas áreas do desempenho escolar, há evidências da escrita ser a mais prejudicada no TDAH. Prejuízos ocorrem para ambos os sexos, em diferentes idiomas, impactando diferentes habilidades de expressão escrita que comprometem o desempenho acadêmico em outras áreas. As dificuldades mantêm-se em medidas específicas e gerais, indicando baixo desempenho na ortografia, produção de texto. O desempenho no ditado, embora inferior ao da população geral, apresenta melhora no decorrer da escolaridade, enquanto o mesmo não ocorre na produção de texto. Frente ao baixo desempenho em escrita, necessita-se investigar adequações do ensino e intervenções pedagógicas que promovam a melhor aprendizagem e forneçam o suporte necessário para os estudantes com TDAH têm direito. Para aqueles cujo comprometimento na escrita é mais prejudicado é importante garantir o atendimento educacional especializado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14946_TB7269_20062023224418.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NELBA MARIA TEIXEIRA PISACCO"
    "autor_nome_curto" => "NELBA"
    "autor_email" => "nmtpisacco@uepg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A complexidade que abrange a escrita é um dos aspectos a ser considerado para entender o baixo desempenho do Brasil nessa área, que pode ocasionar impacto ainda mais negativo em estudantes com desenvolvimento neuroatípico. Estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O presente estudo teve por objetivo analisar o desempenho de estudantes com TDAH em diferentes habilidades da escrita. Trata-se de uma revisão da literatura sobre o tema, com destaque as pesquisas com estudantes brasileiros. Os resultados dos estudos que investigaram diversas áreas do desempenho escolar, há evidências da escrita ser a mais prejudicada no TDAH. Prejuízos ocorrem para ambos os sexos, em diferentes idiomas, impactando diferentes habilidades de expressão escrita que comprometem o desempenho acadêmico em outras áreas. As dificuldades mantêm-se em medidas específicas e gerais, indicando baixo desempenho na ortografia, produção de texto. O desempenho no ditado, embora inferior ao da população geral, apresenta melhora no decorrer da escolaridade, enquanto o mesmo não ocorre na produção de texto. Frente ao baixo desempenho em escrita, necessita-se investigar adequações do ensino e intervenções pedagógicas que promovam a melhor aprendizagem e forneçam o suporte necessário para os estudantes com TDAH têm direito. Para aqueles cujo comprometimento na escrita é mais prejudicado é importante garantir o atendimento educacional especializado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.