A identidade racial é fundamental para a construção da autoestima e valorização dos indivíduos pertencentes a determinados grupos étnico-raciais, sendo assim a educação das relações étnico- racial desempenha um papel essencial no combate ao racismo e na valorização da diversidade, uma vez que busca desconstruir estereótipos, preconceitos e discriminações raciais, desenvolvendo uma consciência crítica e reflexiva nos indivíduos que engloba a inclusão de conteúdos relacionados à história, cultura e contribuições dos povos afrodescendentes, indígenas e de outras etnias marginalizadas nos currículos escolares, mas também como a luta contra o racismo, as manifestações culturais e artísticas desses grupos. Ressalta-se que a identidade racial é uma construção social e individual, influenciada pelas interações sociais e pelas representações presentes na sociedade. Nesse sentido, esta pesquisa surge da necessidade de analisar a importância da educação das relações étnico-raciais no processo de afirmação da identidade racial. Foi realizada a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, a partir de referenciais teóricos de autores Rocha (2011), Munanga (2001), Lima (2015), Gomes (2002), dentre outros teóricos fundamentais para uma abordagem mais completa do objeto em estudo. O estudo apresenta como resultado a necessidade de enfatizar a importância do desenvolvimento de currículos escolares inclusivos, da formação de educadores para lidar com questões relacionadas à diversidade e da implementação de políticas públicas na escola.