O conhecimento da matemática também é fundamental para nossa subsistência, pois muitos profissionais utilizam cálculos matemáticos em seu trabalho. O presente estudo tem como objetivo compreender o contexto da Etnomatemática na realidade de um agricultor que trabalha com a plantação de abacaxi na cidade de Curral de Cima – PB, e mostrar como o trabalhador utiliza determinados conceitos e ferramentas matemáticas, apesar de não ter aprendido como se realizam os cálculos em sala de aula. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, um relato de experiência com um agricultor do município de Curral de Cima/PB. Com essa investigação percebemos que os agricultores utilizam o raciocínio matemático nas atividades de medição da terra, de plantio, de manejo da fruta, de colheita, de venda. Esse raciocínio é utilizado durante todas as etapas do cultivo da fruta. Com o relato do entrevistado, podemos perceber que aprendemos a Matemática em qualquer lugar, com as atividades diárias, e principalmente no ambiente de trabalho, onde é maior carregado de significado para o indivíduo do que aquela aprendida na sala de aula. Os elementos devem fazer sentido na realidade e na prática desses sujeitos, algo que a Etnomatemática busca valorizar, dando espaço para que as conexões e complexidades que estão imbuídas nas vivências e experiências dos indivíduos sejam consideradas. Acreditamos que a educação tem um poder transformador na vida daqueles que estão em contato com ela, porém o conhecimento matemático muitas vezes é apresentado de forma pronta e acabada, o que faz tantos alunos não encontrarem sentido entendê-la. Portanto, temos um grande desafio no ensino da Matemática, e encontramos na Etnomatemática a forma de relacionar a realidade do aluno e a realidade escolar, gerando significado ao conhecimento matemático e provocando uma participação ativa e consciente quanto ao meio em que estão inseridos.